24.8 C
Campo Grande
sábado, 26 de julho, 2025
spot_img

Inep prorroga inscrições para a Prova Nacional Docente até 30 de julho

Prazo inicial terminaria nesta sexta-feira; prova ocorre no dia 26 de outubro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) prorrogou o prazo de inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), inicialmente previsto para encerrar nesta sexta-feira (25). Agora, os interessados poderão se inscrever até o dia 30 de julho, por meio do Sistema PND. O prazo para solicitar atendimento especializado e uso de nome social também foi estendido até essa mesma data.

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até 1º de agosto, e a aplicação da prova está mantida para o dia 26 de outubro.

A PND é voltada a concluintes de cursos de licenciatura, já inscritos no Enade 2025, bem como a profissionais já formados que queiram participar de concursos e seleções públicas em redes de ensino que adotarem o exame como critério de admissão. Ao todo, 22 estados e 1.508 municípios — incluindo 18 capitais — aderiram à iniciativa.

A prova poderá ser usada como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos seletivos para contratação de professores nas redes públicas de ensino.

Confira o novo cronograma da PND

  • Inscrições: até 30 de julho
  • Solicitação de atendimento especializado e uso de nome social: até 30 de julho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 1º de agosto
  • Aplicação da prova: 26 de outubro
  • Divulgação do gabarito e padrão de resposta: 11 de novembro
  • Resultado final: 10 de dezembro

A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo Governo Federal com o objetivo de fortalecer a formação docente e estimular a entrada de professores qualificados na educação pública. A avaliação seguirá a matriz teórica do Enade das Licenciaturas, voltada à formação de professores, e será aplicada anualmente.

Além da PND, o programa Mais Professores — instituído pelo Decreto nº 12.358/2025 — inclui ações como a Bolsa Mais Professores, o Pé-de-Meia Licenciaturas, o Portal de Formação, além de políticas de valorização profissional em parceria com bancos públicos e outros ministérios. A meta é alcançar 2,3 milhões de docentes em todo o país.

Fale com a Redação