O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de declínio de temperatura para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, válido a partir da noite deste sábado (9) até as 9h de domingo (10). A previsão indica queda de 3 a 5°C nos termômetros, com alerta amarelo, que significa perigo potencial.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), há probabilidade de geada, principalmente na região sul do Estado. A massa de ar polar que avança sobre o território sul-mato-grossense é responsável pelo declínio das temperaturas desde o amanhecer deste sábado. Esse sistema de alta pressão atmosférica pós-frontal inibe a formação de nuvens e mantém o tempo firme, mas provoca temperaturas baixas, especialmente antes do pôr do sol.
Para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados, as mínimas devem ficar entre 3°C e 6°C, com máximas entre 15°C e 23°C. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as temperaturas variam entre mínimas de 6°C e 13°C e máximas de 18°C a 25°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, a previsão é de mínimas entre 5°C e 11°C e máximas entre 19°C e 25°C. Em Campo Grande, as mínimas devem ficar entre 5°C e 8°C, enquanto as máximas variam de 18°C a 22°C.
Além do frio, o Inmet emitiu alerta de baixa umidade relativa do ar para a região extremo norte do Estado, abrangendo municípios como Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, entre outros. A umidade relativa do ar já entrou em níveis críticos no sul do Estado.
Diante do tempo seco e das baixas temperaturas, a recomendação para a população é reforçar a hidratação para evitar problemas de saúde relacionados à desidratação.
Para domingo (10), a previsão é de dia ensolarado e seco em toda a região. A influência da massa de ar polar seguirá limitando a elevação das temperaturas, com possibilidade de geada no extremo sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul.