34.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de agosto, 2025
spot_img

Câmara entrega homenagens a 86 pessoas em comemoração aos 126 anos de Campo Grande

Em comemoração aos 126 anos, a Câmara Municipal de Campo Grande promoveu, na noite desta quinta-feira, dia 21, a tradicional Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Campo-Grandense, Título de Cidadão Benemérito e Medalha do Mérito Legislativo “José Antônio Pereira”.

Vereadores e vereadoras de Campo Grande homenagearam 86 pessoas que contribuíram com relevantes serviços para a cidade, seja pela atuação profissional, geração de empregos ou ações sociais. Estas honrarias são entregues todos os anos no aniversário de Campo Grande.

CLIQUE AQUI para ver a Galeria de Fotos

O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância da homenagem. “Hoje é uma noite que nos toca o coração. É uma noite para aplaudir, para agradecer e homenagear. É, sem dúvida, a sessão solene mais especial da nossa Casa, porque hoje, mais do que projetos de leis, mais do que discursos, celebramos histórias reais de gente que faz, que constrói, que doa tempo, talento e cuidado por Campo Grande. Gente que transforma a cidade sem esperar nada em troca. Gente que inspira no seu dia a dia a nossa sociedade. Falo com coração cheio de emoção, porque amo Campo Grande e trabalho por ela. Este evento foi preparado com tanto carinho e gratidão por aquilo que vocês representam”.

Ele fez referência ainda, durante seu discurso, à marca da atual gestão em estar cada vez mais presente em todos os assuntos de interesse da sociedade. “Quando dizemos ‘Câmara Presente’ é porque acreditamos que não existe representação legítima sem escuta ativa, sem a proximidade, sem o olho no olho, sem ouvir com atenção. A boa política nasce da escuta e se concretiza na ação e é isso que buscamos todos os dias: estar perto, sentir as dores e transformar o que for possível em realidade. Campo Grande completa 126 anos de muitas histórias, uma cidade que cresce com suor e com esforço de sua gente. Aos homenageados nosso mais profundo reconhecimento, que esta homenagem represente mais do que um papel, que seja um símbolo do quanto vocês são importantes para nossa cidade, obrigado por acreditarem nesta terra”, afirmou Papy, agradecendo aos homenageados.

O presidente Papy trouxe ainda a lembrança sobre lições importantes que recebeu de seu pai, Edilson Vicente da Silva, que faleceu durante a pandemia de Covid-19. “Caráter vale mais que qualquer cargo; fé não é um refúgio, mas um caminho a ser seguido e que servir ao próximo é a melhor forma de honrar a Deus e honrar nossa vida. Por ele, por tantos pais, mães e trabalhadores me esforço para que essa Casa sirva de forma plena para cada campo-grandense, que possa ser atendido por nós”.

O advogado Luiz Renê Gonçalves do Amaral discursou em nome de todos os homenageados e agradeceu o reconhecimento. “Quero saudar a todos os advogados presentes, minha classe, minha profissão, que com muita honra exerço nessa cidade, que posso chamar de minha. Tenho certeza que muitos estão aqui há muito mais tempo que eu. A ciência insiste em dizer que somos feitos de átomos, mas somos feitos de histórias. Por isso tenho certeza de que todos aqui têm algo em comum comigo: a história do porquê chegamos a esta terra e porque a amamos.  Quero agradecer, em nome de todos homenageados, esse Título que hoje recebemos formalmente, mas que carregamos no coração desde o primeiro dia que cada um chegou aqui. Quero também deixar aqui, em nome de todos, o compromisso que nos ouvimos agora no nosso hino desta querida terra: a cidade onde todos vivemos, aprendamos fiéis defendê-la”, entoou.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro, a noite de homenagens é memorável.  Ele também reforçou, em seu discurso, a relevância do papel dos parlamentares. “Campo Grande é a nossa Capital, esta terra dos Cerrados, das águas, das nascentes, do verde, que bem representa o nosso estilo interiorano, matuto, pantaneiro, de leste a oeste do nosso Estado, que recebe todo mundo, com uma mistura de nordestinos, mineiros, paulistas, japoneses, italianos, gaúchos e a gente se mistura bem. E a Câmara usa essa força do Parlamento, que foi criado justamente para ser a voz quando reis e imperadores subjugavam suas populações. Gosto de realçar o valor e a importância do Parlamento, que hoje dá esse Título e dá essa certidão de nascimento para nós, agora filhos de Campo Grande. Ser filho desta terra é, sem dúvida, uma honra pode contribuir até aqui e daqui pra frente como filho de Campo Grande”, disse.

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica do Governo do Estado, Rodrigo Perez, foi um dos homenageados da noite e em seu discurso, representando o governador Eduardo Riedel destacou a política de fortalecimento dos municípios. “Não existe um Estado forte, com municípios fracos. O governador Riedel sempre nos deu uma diretriz muito clara: sempre trabalhar de mãos dadas construindo política pública junto com os municípios. Nosso lema é: vamos crescer sem deixar ninguém pra trás”, enfatizou.

Em seu pronunciamento, o senador Nelson Trad Filho, também um dos homenageados da noite, ressaltou que “Campo Grande vai amanhecer amanhã mais feliz, com novos filhos, que de maneira indireta, por proposição da Câmara, vão ser intitulados cidadãos campo-grandenses”. Ele lembrou ainda das demais honrarias entregues na solenidade. “Campo Grande é uma metrópole, mas tem um charme e ternura de interior. Uma cidade que anda com o tempo, com seus passos largos”, enalteceu o senador. Em seu discurso, ele recordou o período em que presidiu a Casa de Leis e destacou a honraria entregue a Ronaldo Garcia Pereira, servidor da Câmara desde 1979.

Conforme a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, que já recebeu o Título anteriormente, a homenagem é inesquecível.  “Quero agradecer aos vereadores por esta iniciativa tão importante de homenagear pessoas que fizeram e fazem tanto por nossa cidade. São 126 anos da nossa Capital e quem ganha o presente são os novos cidadãos”, disse. Ele acrescentou que “somos a Capital das oportunidades, todo mundo que aqui chega tem oportunidade e caminhos abertos para deixar sua marca, seu legado. Parabenizo a todos os homenageados, por esta noite memorável e histórica”, disse.

A abertura do evento contou com apresentação do Bella Donna Trio e uma homenagem ao compositor Paulo Simões, em reconhecimento aos 50 anos da composição de “Trem do Pantanal”, música símbolo de nosso Estado e que contribuiu para a divulgação cultural do Município de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul. (Leia mais aqui sobre a homenagem a Paulo Simões)

O evento aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o Palácio Popular da Cultura, no Parque dos Poderes. As homenagens foram aprovadas previamente em Plenário, por meio de Projetos de Decreto Legislativo. A sessão solene contou com transmissão ao vivo pela TV Câmara, no canal 7.3, e no Youtube da Casa de Leis.

CLIQUE AQUI para ver a versão digital do livreto

Confira abaixo a relação dos vereadores e homenageados: 

ANA PORTELA – EDUARDO EUGÊNIO SIRAVEGNA JÚNIOR, MÁRIO JOSÉ ESBALQUEIRO JÚNIOR e THIAGO NAGASAWA TANAKA
ANDRÉ SALINEIRO – EDUARDO JACQUES AZZI, ALDEMIR JERÔNIMO e PAULO SERGIO VITAL DA CRUZ
BETO AVELAR – VAGNER RICARDO DOS SANTOS, ELTON DIONE DE SOUZA e ANDERSON GONZAGA DA SILVA ASSIS
CARLOS AUGUSTO BORGES, CARLÃO – DENYSON QUEIROZ PRADO, RONALDO GARCIA PEREIRA e SÉRGIO DIAS CAMPOS
CLODOILSON PIRES – CLÁUDIO ALBERNAZ CÉSAR, EVANDRO CARLOS RIBEIRO LOPES e MÉRCULE PEDRO PAULISTA CAVALCANTE
DELEI PINHEIRO – EFRAIN BARCELOS GONÇALVES e NEWTON MOREIRA DE LIMA NETO
DR. JAMAL – RENATO PIERETTI CÂMARA, ABDEL HAFES KAED IBAYRAT e JEFERSON JUNIOR TEIXEIRA DA SILVA
DR. LÍVIO – MILTON BRÁS PORTOCARRÊRO NAVEIRA, OSWALDO ARANTES (IN MEMORIAN) e GLÓRIA SETSUKO SUZUKI
DR. VICTOR ROСНА – ALINNE CARDOSO DA SILVA, DÉBORA CATIZANE DE OLIVEIRA FRANCO e ROSILDO GOMES BARCELLOS JUNIOR
EPAMINONDAS NETO, PAPY – LUIZ RENÊ GONÇALVES DO AMARAL, RODRIGO PEREZ RAMOS e VINÍCIUS MISAEL ALVES DE LIMA
FABIO ROCHA – ÉDER MARCOS CAPPELLETTO, RUDINEY DE ARAÚJO LEAL e NADIR CAPPELLETTO JUNIOR
FLÁVIO CABO ALMI – LUIS FABIANO MARTINS DA SILVA, MARCIA CECILIA RAMOS FERREIRA e ANTONIO ADONIS MOURÃO
HERCULANO BORGES – JOSÉ CLARO DOS SANTOS NETO, FABRICIO CESAR DE PAULA RAVAGNANI e ORLANDO MOURA
JEAN FERREIRA – TIAGO RESENDE BOTELHО, FABIANO REIS DE OLIVEIRA e AGAMENON RODRIGUES DO PRADO
JUNIOR CORINGA – JOÃO GUANES, LONDRES DE SOUSA e CLÁUDIO FERREIRA DA SILVA
LANDMARK – RAUFI ANTÔNIO JACCOUD MARQUES, ALINE ERTZOGUE MARQUES e FLÁVIA PERCÍLIA ERTZOGUE RUBIO RIOS
LEINHA – GÜNTER HANS FILHO, ATALLA MNAYARJI e GUILHERME DE BARROS COSTA MARQUES BUMLAI
LUIZA RIBEIRO – LUIS RENAN OSIPOV DA SILVA, MARIA ALICE GARCIA MARTINS e MARINALVA APARECIDA DE SOUZA PEREIRA
MAICON NOGUEIRA – JOSÉ EDUARDO DUENHAS MONREAL, RENAN BARBOSA CONTAR e FABRÍCIO ESTEVES MATSUBARA
MARQUINHOS TRAD – MARCELO SOUBHIE AMADEU, CLAUDIO ZILIOTTO e MARIAM KODJAOGLANIAN DI GIORGIO
NETO SANTOS – RODRIGO BARBOSA DE MIRANDA, DINACI VIEIRA MARQUES RANZI MACIEL e MÁRCIA GUIMARÃES BARBOSA DOS SANTOS
OTÁVIO TRAD – PAULO HENRIQUE SAMPAIO BALDOW, LUIZ CARLOS SALDANHA RODRIGUES JUNIOR e ANDRÉ LUIZ BORGES NETO
PROFESSOR JUARI – KEILLA SOARES CIRINO, NELSON TRAD FILHO e CHARLES KULHAWA FILНO
PROFESSOR RIVERTON – JÂNIO FAUSTINO, KÁTIA REGINA BERNARDO CLARO e FRANCISCO ANIZIO DOS SANTOS
RAFAEL TAVARES – MICHEL ANGELO CONSTANTINO DE OLIVEIRA, RICARDO NOGARA DE CASTILHO e ALEXANDRE JACQUES COSTA GLAYCHMAN
RONILÇO GUERREIRO – ANDRÉ ALVES PEREIRA, ZUMILSON CUSTÓDIO DA SILVA e CLOVIS RIBEIRO CINTRA NETO
SILVIO PITU – ANTONIO CIRINO FERRO, VERA CRISTINA GALVÃO BACCHI e ZAIDA TERESINHA GARCIA TERRA
VETERINÁRIO FRANCISCO – GRUPO REAL, CÍCERO ÁVILA DE LIMA e ROSÂNGELA MARIA ROCHA GIMENES
WILSON LANDS – MIGUEL JOAQUIM DE PAULA INIESTA, LEANDRO FABRÍCIO VALENTE DA ROSA BRITTES e SUILENE CAMPOS RODRIGUES VIANNA

Fale com a Redação