Em um post nas redes sociais, o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul convocou nessa segunda-feira (1º) doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos para auxiliarem na reposição do estoque de plaquetas.
Segundo o post, os estoque atualmente encontram-se zerados. A queda nas doações é uma consequência direta do tempo frio dos últimos dias e também do aumento de casos de gripes e resfriados.
O Hemosul Coordenador distribui para hospitais públicos e privados do Estado, e conforme a instituição, há muitos pacientes internados que necessitam das doações. “Hoje, nossos estoques de plaquetas estão em nível crítico”, reforça o post.
Plaquetas são células brancas do sangue produzidas pela medula óssea que tem como função, formar uma barreira nos vasos lesionados impedindo a ocorrência de hemorragias, e auxiliando na defesa do organismo.
O Hemosul Coordenador está situado na Avenida Fernando Correa da Costa, 1304. O horário de atendimento é das 7h às 17h de segunda a sexta, e das 7h às 12h no sábado. Qualquer dúvida, o WhatsApp do atendimento ao doador é (67) 8163-1547.
Orientação para doadores
Para doar basta comparecer à unidade – ou no período matutino nos postos de coleta da Santa Casa e Hospital Regional – com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde.
O Hemosul detalha que homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, a cada três meses.
Para quem for doar sangue pela primeira vez, observe algumas dicas importantes para tornar a experiência simples e segura:
- É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis e a primeira doação deve ser até 60 anos – após esta idade, a doação pode ser feita apenas por pessoas que já são doadores), pesar 51 kg ou mais, e estar em boas condições de saúde;
- Durma bem na noite anterior e faça uma refeição leve antes da doação. Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem;
- Beba bastante água antes da doação para facilitar o processo;
- É essencial apresentar um documento oficial com foto;
- Após a doação, descanse e evite esforços físicos nas primeiras horas.