34.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 12 de setembro, 2025
spot_img

Mato Grosso do Sul apresenta cases de sucesso em encontro nacional de governança do turismo

Mato Grosso do Sul marca presença na II Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Brasil, que começou ontem (11) e termina hoje (12). O evento reúne representantes de todo o país para troca de práticas bem-sucedidas e fortalecimento da regionalização do turismo.

O Estado participa com duas iniciativas de destaque: a Instância de Governança Regional do Pantanal (Visit Pantanal), que apresenta suas ações de promoção turística, e a Instância de Governança Regional da Rota Cerrado Pantanal (ACEPAN), reconhecida pela boa prática na gestão integrada e pela articulação dos municípios para adesão à IGR.

O Programa de Regionalização do Turismo, política nacional que promove o desenvolvimento regional por meio da governança, é prioridade no estado. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) tem desenvolvido ações contínuas para fortalecer essa política, o que levou o estado a ser reconhecido como referência nacional com a conquista do Prêmio Nacional do Turismo em 2023 na categoria Gestão e Governança.

Para o gerente de Desenvolvimento e Governança Turística da Fundtur, Leonardo Resende, a participação no evento é uma oportunidade de aprendizado e inspiração.

“A II Rodada de Experiências é um momento de troca, de ouvir cases de sucesso de diferentes regiões do Brasil e, ao mesmo tempo, de mostrar o trabalho que desenvolvemos no Mato Grosso do Sul. É também uma chance de ver na prática como a gestão e governança territorial pode impulsionar o desenvolvimento regional através do turismo”.

Com essa participação, Mato Grosso do Sul reafirma seu protagonismo no cenário nacional e reforça a importância da governança e da integração regional como caminhos para tornar o turismo mais sustentável, competitivo e inclusivo.

Fale com a Redação