Um possível tornado foi flagrado às margens da rodovia federal BR-163, no trecho entre as cidades de Rio Brilhante e Dourados, na manhã dessa segunda-feira (22). A região enfrentou uma mudança brusca na temperatura com a chegada de uma frente fria, que provocou chuva e rajadas de ventos intensos.
O vídeo divulgado por um motorista de caminhão mostra quando uma nuvem funil parece tocar o solo e levanta uma volumosa cortina de poeira e sujeira. O fenômeno atingiu uma lavoura e prejudicou quem passava pela estrada. “Vou fechar o vidro porque não vai dar não. Olha isso. Tornado, isso aqui é tornado”, diz ele, enquanto filmava.
A visibilidade no trecho foi quase zerada durante a passagem do tornado. Segundo explicou o meteorologista Natalio Abraão, as condições no sul do Estado eram de chuvas e ventos intensos desde a madrugada. Sobre o fenômeno ser um tornado, ele explicou que para essa classificação é preciso análise técnica da intensidade e estrutura.
Durante as últimas 24 horas, algumas cidades como Ponta Porã, Amambai e Caarapó registraram um vendaval que derrubou árvores, poste de energia e estruturas metálicas. Em Laguna Carapã, as rajadas chegaram a 104,4 km/h; em Naviraí, 86,4 km/h; em Iguatemi, 81,7 km/h; e em Rio Brilhante, 58,3 km/h.