Na sexta-feira, dia 26 de setembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul deu um passo importante rumo à sustentabilidade. Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), por meio de sua Diretoria de Sustentabilidade, o órgão recebeu a apresentação de um programa que busca levar as práticas ambientais da indústria para o setor público, com a ambiciosa meta de zerar as emissões de carbono.
Durante o encontro, o diretor de Sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale, destacou que o objetivo é engajar também os entes públicos na agenda ESG e na transição energética. “A Fiems já leva essa cultura às indústrias, mas percebeu a importância de incluir o setor público nesse movimento. O envolvimento do TJMS mostra que é possível unir forças para mudar realidades”, afirmou.
Para o presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, a parceria representa um avanço. “Já temos ações em andamento, mas agora, com o apoio técnico da Fiems, vamos intensificar esse trabalho para alcançar a neutralidade de carbono. A ideia é buscar a certificação que colocará o Tribunal entre os destaques nacionais. Mais do que prêmios, queremos construir um futuro sustentável para todos”, disse.
A sugestão da Fiems é que o Tribunal de Justiça adote o Programa ESG-Fiems, que orienta e apoia as empresas do Estado na adoção de práticas sustentáveis. O programa é fundamentado em diretrizes internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e oferece um sistema robusto de análise e validação das ações de sustentabilidade. O TJMS já segue diversas diretrizes sobre o tema, orientadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e suas resoluções, e o programa da Fiems chega para catalisar e impulsionar as iniciativas já existentes.
Em um primeiro momento, a parceria será concretizada por meio de um diagnóstico realizado pela equipe da Fiems, que avaliará os requisitos de sustentabilidade. A partir disso, o TJMS dará mais um passo importante na promoção de práticas sustentáveis, não apenas dentro da instituição, mas também incentivando servidores e colaboradores a adotarem hábitos de responsabilidade socioambiental, como economia de energia, redução da emissão de carbono e busca por práticas que minimizem os impactos ambientais.
A iniciativa prevê diagnósticos de sustentabilidade, engajamento dos servidores e desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental voltadas à redução do impacto ecológico. A colaboração entre as instituições sinaliza um novo momento para o setor público de Mato Grosso do Sul, que assume protagonismo na construção de um Estado mais verde, alinhado às melhores práticas globais.
Com apoio técnico da Fiems, o TJMS inicia sua jornada para zerar as emissões de carbono e busca certificação de sustentabilidade.
Na prática também será implementado um programa de incentivo ao consumo consciente de energia, com desconto de 20% na fatura de energia elétrica para todos os colaboradores, terceirizados e policiais militares que atuam no TJMS.
Além do presidente do Tribunal de Justiça, participaram da reunião os juízes Eduardo Eugênio Siravegna e Joseliza Alessandra Vanzela Turine, auxiliares da Presidência; Alexandre Antunes e Simone Nakamatsu, auxiliares da Vice-Presidência; Helena Alice Machado Coelho, auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça; a diretora-geral do TJMS, Christiane Teresa Padoa Letteriello; e os diretores de secretaria do TJ.