As escolas de Mato Grosso do Sul se organizam para um ciclo de avaliações em larga escala que marcará o calendário educacional do Estado em 2025. A iniciativa é dividida em duas etapas complementares: o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), de âmbito nacional, e o Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul), avaliação estadual.
Saeb: avaliação nacional entre 20 e 31 de outubro
O Saeb, coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e vinculado ao MEC, será aplicado de 20 a 31 de outubro. O exame abrange estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Além das provas, são aplicados questionários contextuais a alunos, professores e diretores. Os resultados contribuem para a composição do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que compara o desempenho das redes de ensino em todo o país.
Saems: avaliação estadual de 10 a 25 de novembro
A segunda etapa, o Saems, será realizada de 10 a 25 de novembro, pela Secretaria de Estado de Educação (SED), e é voltada exclusivamente à Rede Estadual de Ensino. Serão avaliados estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, também em Língua Portuguesa (com produção de texto) e Matemática.
Uma novidade para 2025 é a aplicação de questionários contextuais aos professores e alunos do 5º ano, permitindo um entendimento mais profundo sobre os fatores que influenciam a aprendizagem.
Participação e importância das avaliações
“Contamos com a participação de todos, estudantes, professores, gestores e famílias, nesse momento tão importante para a nossa Educação. O Saeb e o Saems são ferramentas que nos ajudam a entender onde estamos e para onde precisamos ir. Vamos juntos mostrar o quanto estamos aprendendo e construir uma escola cada vez melhor para todos”, destaca Hélio Daher, secretário estadual de Educação.
Embora ocorram em períodos próximos, Saeb e Saems são avaliações distintas, com propostas e abrangências próprias. Ambas são estratégicas para a melhoria da qualidade do ensino, permitindo que escolas, municípios e o Estado analisem com profundidade o andamento da aprendizagem.
Os resultados servem como base para criar, monitorar e aprimorar políticas educacionais, seja sob a perspectiva nacional, no caso do Saeb, ou regional, no caso do Saems, sempre considerando a realidade específica de cada rede de ensino.
“Os resultados do Saeb e do Saems não devem ser vistos como cobrança ou competição, mas como instrumentos para refletir, planejar e agir com base em evidências reais da aprendizagem. Eles ajudam cada escola a identificar conquistas, compreender desafios e traçar estratégias para melhorar ainda mais o ensino”, finaliza Daher.
Mais informações sobre o Saeb, Saems e outras ações de avaliação podem ser acessadas na página oficial da SED: www.sed.ms.gov.br/avalia.