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segunda-feira, 20 de outubro, 2025
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Ciclo de avaliações escolares mobiliza redes de ensino em Mato Grosso do Sul

Alunos, professores e gestores participam de Saeb e Saems para monitorar aprendizagem e qualidade do ensino

As escolas de Mato Grosso do Sul se preparam para um ciclo de avaliações que marcará o calendário educacional do Estado em 2025, envolvendo exames de abrangência nacional e estadual. A primeira etapa, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), ocorrerá a partir desta segunda-feira (20) seguindo até o final do mês, enquanto o Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) será aplicado de 10 a 25 de novembro.

O Saeb, coordenado pelo Inep e vinculado ao MEC, avalia estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática. Além das provas, alunos, professores e diretores respondem a questionários contextuais, cujos dados contribuem para o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador nacional que compara o desempenho das redes de ensino.

Já o Saems, de aplicação estadual, avaliará estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, também em Língua Portuguesa — com produção de texto — e Matemática. Uma novidade em 2025 é a aplicação dos questionários contextuais aos professores e alunos do 5º ano, permitindo compreender melhor os fatores que influenciam a aprendizagem.

Segundo o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, a participação de todos é essencial. “O Saeb e o Saems são ferramentas que nos ajudam a entender onde estamos e para onde precisamos ir. Vamos juntos mostrar o quanto estamos aprendendo e construir uma escola cada vez melhor para todos”, afirmou.

Embora ocorram em períodos próximos, Saeb e Saems são avaliações distintas, com propostas e abrangências próprias. Ambas permitem que escolas, municípios e o Estado analisem de forma detalhada o desempenho dos estudantes e subsidiem políticas educacionais com base em evidências reais da aprendizagem.

“Os resultados não devem ser vistos como cobrança ou competição, mas como instrumentos para refletir, planejar e agir. Eles ajudam cada escola a identificar conquistas, compreender desafios e traçar estratégias para melhorar ainda mais o ensino”, destacou Daher.

Mais informações sobre o Saeb, Saems e outras ações de avaliação estão disponíveis na página oficial da SED: www.sed.ms.gov.br/avalia.

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