Na manhã desta sexta-feira, 24, foi realizada a cerimônia de encerramento do Integra UFMS 2025 com a premiação dos trabalhos que obtiveram destaque entre os cerca de dois mil apresentados. A solenidade realizada no Teatro Glauce Rocha foi transmitida ao vivo pela TV UFMS.
O maior evento de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul reuniu os resultados de programas, atividades e ações institucionais desenvolvidos em todos os câmpus em que a UFMS está presente, no âmbito do ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação, internacionalização e sustentabilidade.
Por meio de um vídeo, a reitora Camila Ítavo agradeceu a todos os participantes e pessoas que se dedicaram para que o Integra UFMS 2025, a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS) e a Feira das Profissões da UFMS fossem um sucesso. “É uma grande alegria ter uma Fetec pujante, o Integra cada vez mais fortalecido, batendo recordes de participação e, em especial, a primeira edição da Feira de Profissões da UFMS. Nossa Universidade ficou mais viva, forte, pujante, cheia de jovens, de ciência e tecnologia que pulsam em nossas veias e corações todos os dias. Tivemos também um momento especial que foi a apresentação da COP15 que será sediada na UFMS. […] Estou na China a convite do governo e da Universidade de Beihang para trazer mais oportunidades para a Universidade. Tenho certeza que no próximo Integra a gente vai poder comemorar as parcerias que assinamos aqui para que a nossa UFMS seja cada vez mais inovadora, sustentável, humana e mais conectada às oportunidades para todas as pessoas”, disse.
O reitor em exercício e pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira, destacou o crescimento do evento e dos envolvidos. “Como foi lindo ver os jovens apresentando os trabalhos no Integra UFMS 2025, nos deixa muito orgulhosos em ver o crescimento de cada um, daqueles jovens que entram aqui como calouros e vão se desenvolvendo até chegar ao último ano e à colação. Agradeço também aos nossos avaliadores, que de maneira colaborativa se dedicaram a esse trabalho e também aos servidores das pró-reitorias e diretorias que estiveram envolvidos. A cada ano que passa, a quantidade de trabalhos e de pessoas envolvidas aumenta e também a qualidade das propostas apresentadas”, observou.
“Esse ano de maneira bastante especial, tivemos uma iniciativa inovadora, a nossa Feira de Profissões, e vimos vários jovens do ensino médio visitando nossa Universidade e sonhando em estar aqui conosco e nós sonhando com que estejam aqui conosco também, porque a UFMS existe por conta dos nossos estudantes, nossa principal riqueza são as pessoas, foi uma iniciativa bastante interessante e bastante bem sucedida também”, destacou.
“É uma alegria podermos chegar a este momento, celebrar um evento bem sucedido e os trabalhos premiados. O Integra é um evento que é da UFMS, todas as unidades estão envolvidas, sou muito grato por todo o apoio e trabalho construído a muitas mãos”, declarou o diretor de Extensão e coordenador geral do Integra UFMS 2025, professor Filipe Quevedo.
“Parabenizo a todos os que foram apresentadores no Integra, recebendo o prêmio ou não, pois depois de um ano de trabalho é uma vitória poder apresentar os resultados encontrados. Entendemos que isso é muito valioso para a sua formação, não só para o currículo, mas para o aprendizado, um aprendizado que fica como experiência independente da carreira ou caminho que forem seguir. O Integra é uma grande celebração de um trabalho feito por todo um ano, então hoje celebraremos não só os vencedores, mas todos os trabalhos apresentados durante a semana”, complementou.
Participaram da cerimônia de encerramento e premiação do Integra UFMS 2025 também pró-reitores, diretores de agências, faculdades, institutos e câmpus de toda a Universidade.
Premiação
Os trabalhos indicados à premiação foram apontados pelas comissões avaliadoras ainda primeira na fase de avaliação, com base em critérios como qualidade acadêmica, relevância social e originalidade. Os trabalhos com maiores notas foram novamente avaliados durante o evento, a partir das apresentações realizadas pelos estudantes. O reconhecimento e mérito foi feito aos educadores, estudantes e equipes que se destacaram em suas áreas. Confira os trabalhos premiados em cada categoria:
Ciências Agrárias
Trabalho: Qualidade de castanhas de baru armazenadas com sachês de sílica após a abertura das embalagens
Proponente: Maria Helena De Souza Soares
Ciências Biológicas
Trabalho: Meninas na limnologia: popularizando o conhecimento a partir da iniciação à ciência
Proponente: Milena Tavares Mantovani
Ciências da Saúde
Trabalho: Acesso à informação sobre políticas públicas de cuidado para pessoas com deficiência
Proponente: Dani Ellen Fernandes Da Costa
Ciências Exatas e da Terra
Trabalho: Decomposição de Benders para o problema da entrega compartilhada (crowdshipping)
Proponente: Carlos Eduardo da Silva Trindade
Ciências Humanas
Trabalho: Arte, artistas e grupos artístico-culturais de Naviraí/MS: levantamentos para a educação
Proponente: Erika Natacha Fernandes de Andrade
Ciências Sociais Aplicadas
Trabalho: Independência financeira feminina
Proponente: Janaina Cabral Da Silva
Engenharias
Trabalho: Mapeamento de processos para elaboração de portfólio de processos para uma instituição pública
Proponente: Caroline Azambuja Parra
Linguística Letras e Artes
Trabalho: Novo dicionário cearense: uma lexicografia popular?
Proponente: Marcelo Rocha Barros Gonçalves
COP15
Trabalho: Obtenção e caracterização de bio-óleos a partir do craqueamento térmico de óleo de cagaita e pequi
Proponente: Tainara Rodrigues Frederice
Inovação
Trabalho: Assessoria de comunicação: Brava na cobertura do V Ciclo de Debates – (De) marcando diferenças
Proponente: Gabriel Barbosa Ruas
Internacionalização
Trabalho: Portugal além do mapa: vivendo a mobilidade internacional
Proponente: Ana Clara da Costa Marques Morato
Educação Digital e a Distância
Trabalho: Da Educação a Distância à liderança transformadora: um relato de experiência no programa jovens talentos da Enactus Brasil
Proponente: Erivaldo Junior Martins de Arruda
Cidadania e Sustentabilidade
Trabalho: Efeito da exclusão de fauna, fogo e inundação na dinâmica da vegetação de campos inundáveis do Pantanal
Proponente: Mohamad Cândia Abdallah
Graduação
Trabalho: Mulheres na Computação: um estudo sobre a presença feminina na Computação e na Facom
Proponente: Ana Beatriz de Araujo Leite
Pós-graduação
Trabalho: Mortalidade neonatal por causas evitáveis na população preta e parda
Proponente: Nedielen Santos de Vasconcelos
Extensão, Cultura e Esporte
Trabalho: MOCA – Mostra de Cinema Ambiental de Aquidauana
Proponente: Karina Francisco Mendes
Mais informações sobre o Integra UFMS 2025 podem ser acessadas na página do evento.














