A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) anunciou que estudantes que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares da UFMS e UEMS terão transporte público gratuito nos dias de prova, em Campo Grande. A medida visa facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir que nenhum estudante fique sem acesso ao local de exame por falta de recursos.
A gratuidade será válida exclusivamente nas seguintes datas:
- 9 e 16 de novembro – Enem 2025;
- 23 de novembro – vestibular da UEMS;
- 7 de dezembro – vestibular da UFMS;
- 14 de dezembro – Passem (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS.
Para ter direito ao benefício, os candidatos precisam se cadastrar antecipadamente no site da Agetran, informando dados pessoais, número de inscrição na prova e preenchendo o formulário exigido. Após imprimir o documento, o estudante poderá utilizar o passe gratuito nos dias de prova.
A gratuidade é garantida por lei municipal desde 2023, de autoria do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos).
Ônibus com reforço e veículos reservas para o Enem
Além da gratuidade, a Agetran elaborou um planejamento especial para o transporte coletivo nos dois domingos de Enem (9 e 16 de novembro). O objetivo é assegurar que os estudantes cheguem aos locais de prova com tranquilidade e segurança.
A linha 222, que liga o Terminal General Osório à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) — um dos principais locais de aplicação —, vai operar com o plano funcional de sábado, das 7h25 às 19h35.
As demais linhas funcionarão conforme o plano habitual de domingos e feriados, mas haverá dois veículos reservas com motoristas disponíveis em oito terminais de transbordo para atender eventuais emergências, como panes mecânicas.
Os terminais que contarão com o suporte adicional são: Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone. O funcionamento será das 9h às 18h, além dos horários regulares.
Mato Grosso do Sul tem quase 58 mil inscritos no Enem
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Mato Grosso do Sul contabilizou 57.941 inscritos confirmados para o Enem 2025. Desses, 24.780 estudantes da rede pública tiveram inscrição pré-preenchida, e 16.825 confirmaram participação, o que representa 67,9%.
No total, 32.626 candidatos obtiveram isenção da taxa e 25.315 são pagantes.
Em nível nacional, o exame registrou 4,8 milhões de inscritos, um aumento de 38% em relação a 2022 e de 11,2% em comparação com 2024, segundo o Ministério da Educação (MEC).




















