Após ampla discussão e até audiência pública com a participação de moradores, o Plano Plurianual (PPA) válido de 2026 até 2029 será colocado em votação pelo plenário da Câmara Municipal de Campo Grande na sessão ordinária dessa quinta-feira (27). Essa é a única pauta programada para o dia.
De autoria do Executivo Municipal, o Projeto de Lei 12.050/25 recebeu 347 emendas dos vereadores. Dada a sua importância, a proposta passará pela primeira sessão de discussão e votação, em seguida, será aberta uma sessã extraordinária para que o texto possa ser aprovado em segunda sessão, conforme determina o regimento interno.
O PPA é um instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal com objetivo de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, orientar a definição de prioridades e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável.
O Plano contempla os macrodesafios definidos por temas, a fim de nortear a elaboração dos Programas, Objetivos, Iniciativas e Metas, demonstrando as intenções de entregas à população. O objetivo é definir as ações e projetos para os próximos 4 anos, de forma a proporcionar a integração, o controle, a transparência e a avaliação da atuação da Administração.
Na lista, constam recursos para oito eixos: Desenvolvimento Sustentável, Empreendedorismo, Inovação, Emprego e Renda; Educação e Qualidade do Ensino Público; Cuidado com a Saúde; Infraestrutura, Logística Mobilidade e Planejamento Urbano; Cidadania, Proteção Social e Habitação; Cultura, Esporte, Lazer e Bem-Estar Animal; Eficiência da Máquina Pública, Governança e Gestão.
Confira o PPA na íntegra:
Confira o relatório final com todas as emendas propostas pelos vereadores:





















