Dezembro Vermelho alerta população de MS sobre prevenção e direitos de pessoas com HIV

17
Estado registra mais de 13 mil pessoas vivendo com HIV e reforça acesso a tratamento e prevenção (Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil)

Testagem, tratamento e informação são armas contra a transmissão e o preconceito

A campanha Dezembro Vermelho, principal movimento nacional e internacional de mobilização contra o HIV/AIDS, reforça neste mês a importância da prevenção, diagnóstico precoce, tratamento contínuo e combate ao preconceito em Mato Grosso do Sul. A ação, instituída pela Lei nº 13.504/2017, ocorre em sintonia com o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro desde 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A campanha busca romper estigmas, ampliar o acesso aos serviços de saúde e incentivar a testagem, permitindo que cada pessoa conheça seu status sorológico e, quando necessário, inicie o tratamento imediatamente.

A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destaca a relevância da informação na luta contra o HIV/AIDS. “O Dezembro Vermelho nos lembra que a informação é uma das ferramentas mais poderosas no enfrentamento ao HIV/AIDS. Ao fortalecer a prevenção combinada e a testagem, protegemos vidas e combatemos o estigma, que ainda afasta muitas pessoas do cuidado.”

A gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Larissa Martins, reforça que o acesso imediato ao diagnóstico e tratamento é determinante para reduzir a transmissão. “Garantir acesso ao teste e ao tratamento é garantir dignidade. Quem inicia o tratamento precoce e mantém o uso regular dos antirretrovirais vive melhor e não transmite o vírus. Nosso foco é reduzir a perda de seguimento, ampliar a testagem e assegurar acolhimento na rede de saúde.”

Situação epidemiológica em Mato Grosso do Sul

Entre 2021 e 2025, o estado registrou:

Casos de AIDS: 364 (2021), 306 (2022), 368 (2023), 404 (2024) e 380* (2025)
Novos casos de HIV: 839 (2021), 903 (2022), 883 (2023), 836 (2024) e 665* (2025)

*Números de 2025 ainda preliminares.

Em 2024, 13.347 pessoas viviam com HIV no estado, sendo 8.909 homens (maior concentração entre 25 e 39 anos) e 4.436 mulheres (maior prevalência entre 40 e 59 anos). Destas, 10.848 estão em Terapia Antirretroviral (TARV) e 1.838 (13%) perderam seguimento.

Rede de atendimento

Mato Grosso do Sul oferece 11 Serviços de Atendimento Especializado (SAE), 3 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), 44 Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) e a rede municipal de Atenção Primária, garantindo testagem rápida, aconselhamento, entrega de insumos preventivos e acompanhamento contínuo. O SUS oferece testagem gratuita e anônima, distribuição de medicamentos antirretrovirais e preservativos.

Prevenção combinada: estratégia que salva vidas

A SES reforça que a prevenção combinada é um conjunto de ações integradas que reduzem significativamente o risco de transmissão do HIV:

  • Preservativos masculinos e femininos
  • PrEP – Profilaxia Pré-Exposição
  • PEP – Profilaxia Pós-Exposição
  • Testagem regular e autocuidado
  • Tratamento como prevenção (I = I – Indetectável = Intransmissível)
  • Aconselhamento e educação em saúde

A campanha Dezembro Vermelho reforça que, com informação e acesso aos serviços, é possível proteger vidas, reduzir o estigma e garantir cuidado integral a todas as pessoas vivendo com HIV.

Mais informações: [email protected] | (67) 3318-1830