Operário é o único clube de MS entre os 100 melhores do ranking da CBF

21
Melhor do Estado no RNC, Operário tem mais duas competições nacionais para melhorar posição no próximo ano (Foto: Rodrigo Moreira/FMS)

Lista atualizada após a temporada de 2025 reúne 235 times e mostra avanço do Galo no cenário nacional

A temporada de 2025 terminou com reflexos diretos no cenário nacional do futebol e trouxe um retrato atualizado da força dos clubes sul-mato-grossenses. O Ranking Nacional dos Clubes (RNC), divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mostra que apenas cinco equipes de Mato Grosso do Sul aparecem entre os 235 times listados, com o Operário FC como principal destaque do estado e único representante entre os 100 melhores do país [veja lista completa no final da reportagem].

O levantamento leva em conta o desempenho dos clubes em competições nacionais — Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil — nos últimos cinco anos. Os resultados mais recentes recebem maior peso, enquanto as pontuações anteriores a 2020 são desconsideradas na composição final do ranking.

No topo da lista nacional, o Flamengo manteve a liderança pelo sexto ano consecutivo, somando 16.314 pontos após a conquista do Campeonato Brasileiro. O Corinthians, campeão da Copa do Brasil no último domingo (21), deu um salto significativo e assumiu a vice-liderança em 2026, com 14.930 pontos. O Top 5 ainda conta com Palmeiras, Atlético Mineiro e São Paulo.

Entre os clubes de Mato Grosso do Sul, o Operário FC aparece na 93ª colocação, com 783 pontos, impulsionado pela participação na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. O resultado representa uma subida de 21 posições em relação ao ranking anterior, colocando o Galo à frente do Costa Rica EC. A equipe da Cobra do Norte, que não disputou competições nacionais em 2025, caiu 14 posições e agora ocupa o 123º lugar, com 456 pontos.

Outra novidade no ranking é o Dourados AC, que entrou pela primeira vez no RNC após disputar a Copa do Brasil. Eliminado na primeira fase, o clube somou 125 pontos e aparece na 198ª posição. Também figuram na lista o EC Águia Negra, com 76 pontos e na 217ª colocação, e o Aquidauanense FC, que soma 10 pontos e ocupa a 234ª posição, a penúltima do ranking.

Para a próxima temporada, Mato Grosso do Sul terá três clubes pontuando em competições nacionais. O Operário, campeão estadual, volta a disputar a Série D do Brasileiro e a Copa do Brasil. O Ivinhema FC, vice-campeão estadual, deve retornar ao ranking com a vaga na Copa do Brasil, mesmo após abrir mão da Série D. Já o FC Pantanal fará sua estreia na Copa do Brasil e passará a integrar o RNC pela primeira vez.

Ranking Nacional dos Clubes

Confira aqui a lista completa dos times: