
Estrutura tem campo oficial, arquibancadas e vestiários e será usada para formação de atletas e cursos de futebol
A agenda do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, em Campo Grande coloca dois símbolos da estrutura esportiva de Mato Grosso do Sul no centro das atenções nesta quarta (2) e quinta-feira (3): o Morenão, que passa por obras para voltar a receber partidas, e o novo Centro de Desenvolvimento do Futebol, construído como parte do legado da Copa do Mundo de 2014.
Xaud chega à Capital nesta quarta-feira e participa de uma série de compromissos antes da inauguração do centro, marcada para as 8h30 de quinta-feira, na Avenida Tamandaré, na Vila Nasser. A estrutura foi construída com recursos do Fundo de Legado da Copa de 2014 e será destinada principalmente à formação de atletas e ao desenvolvimento do futebol no estado.
Presidente da CBF visita o Morenão
O primeiro compromisso de Xaud em Campo Grande será no Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o Morenão, às 10h desta quarta-feira. A visita ocorre enquanto o estádio passa por uma nova etapa de recuperação para voltar a receber jogos profissionais.
Administrado atualmente pelo Governo de Mato Grosso do Sul, o Morenão entrou em um processo de revitalização que prevê investimentos de cerca de R$ 16 milhões. A previsão é de que o estádio tenha condições de voltar a receber partidas de futebol profissional em 2027.
O estádio não recebe partidas profissionais desde 2022 e passou a ser administrado pelo governo estadual após um termo de cessão firmado com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A nova gestão prevê adequações estruturais para que o espaço volte a receber eventos esportivos.
A passagem do presidente da CBF acontece também em meio à preparação para o novo gramado do estádio, que conta com investimento da própria entidade.
Agenda no Bioparque
Após a visita ao Morenão, Xaud segue para o Bioparque Pantanal. A programação prevê, às 15h, uma visita restrita à comitiva da CBF.
Duas horas depois, às 17h, o presidente da entidade participa de uma cerimônia no auditório do Bioparque. O compromisso terá homenagens a personalidades do futebol sul-mato-grossense e também está prevista a entrega do título de Visitante Ilustre de Campo Grande.
Centro será inaugurado na quinta
O principal compromisso da visita ocorre na manhã de quinta-feira (3). Às 8h30, Samir Xaud participa da inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol de Mato Grosso do Sul, na Avenida Tamandaré, na Vila Nasser.
A construção faz parte do projeto de legado da Copa do Mundo de 2014 e começou a ser planejada em 2015. Em Mato Grosso do Sul, as obras começaram em março de 2024 e a estrutura já está concluída. A inauguração dependia da definição da agenda do presidente da CBF.
O centro conta com campo de grama sintética nas dimensões oficiais da Fifa, de 105 metros por 68 metros, além de arquibancadas, vestiários e estacionamento. O espaço será utilizado para atividades das categorias de base, futebol feminino e cursos voltados a treinadores e árbitros.
Mato Grosso do Sul será o oitavo estado brasileiro a receber uma unidade do projeto. Antes da inauguração em Campo Grande, estruturas semelhantes foram entregues em estados como Rondônia, Amapá, Espírito Santo, Piauí, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Projeto demorou mais de uma década
O Centro de Desenvolvimento integra o programa criado a partir do legado da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014. A proposta previa investimentos da Fifa para a construção de estruturas voltadas ao desenvolvimento do futebol em estados que não receberam partidas do Mundial.
O cronograma original previa que os centros fossem entregues até setembro de 2024. O projeto, no entanto, sofreu atrasos ao longo dos anos, em meio às crises envolvendo a administração da Fifa e da CBF e posteriormente aos impactos da pandemia de Covid-19.
Em Mato Grosso do Sul, a estrutura avançou nos últimos anos e chegou à etapa final em 2026. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) criou uma filial administrativa específica para receber e administrar o espaço, uma das condições para a formalização do repasse pela CBF.
Dois projetos em meio à retomada
A visita de Samir Xaud ocorre em um momento de tentativa de retomada da infraestrutura do futebol sul-mato-grossense.
De um lado, o novo Centro de Desenvolvimento deve ampliar as possibilidades de treinamento e formação de jogadores, além de oferecer espaço para o futebol feminino e capacitação de profissionais. Do outro, o Morenão passa por obras para recuperar a estrutura e voltar a receber grandes eventos esportivos.
Com a inauguração do centro e a recuperação do principal estádio do estado avançando simultaneamente, a passagem do presidente da CBF pela Capital marca uma aproximação da entidade com duas das principais frentes de desenvolvimento do futebol em Mato Grosso do Sul.




















