Instituto aceita pedidos com base nas notas do Encceja 2025 e, para anos anteriores, do Enem
Quem deixou a escola pelo caminho agora encontra uma porta aberta para concluir essa etapa. A partir das notas do Encceja 2025, adultos que ainda não terminaram o ensino médio já podem solicitar ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência — documento que reconhece as áreas em que o candidato atingiu a pontuação mínima exigida.
Desde 2018, o IFMS é responsável pela emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base no desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para quem precisa de certificação referente a anos anteriores, a análise é feita a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para obter o certificado pelo Encceja, é necessário ter 18 anos ou mais na data da primeira prova, não ter concluído o ensino médio e ter alcançado, no mínimo, 100 pontos em cada área do conhecimento, além de nota igual ou superior a 5 na redação. Já a Declaração Parcial de Proficiência pode ser solicitada por quem atingiu a pontuação mínima em uma ou mais áreas. No caso de Linguagens, também é exigida a nota mínima na redação.
Quem pretende solicitar a certificação com base no Enem deve cumprir os mesmos requisitos de idade e escolaridade, além de ter indicado um dos campi do IFMS como unidade certificadora no momento da inscrição. As notas mínimas variam conforme o ano do exame: nas edições de 2010 e 2011, são exigidos 400 pontos em cada área e 500 na redação; a partir de 2012, a pontuação mínima passou para 450 pontos por área e 500 na redação.
O pedido pode ser feito de forma on-line, em sistema específico do IFMS. No caso do Encceja, o candidato escolhe o tipo de documento desejado — certificado, certificado com junção de proficiências ou declaração parcial —, preenche os dados pessoais e anexa a cópia digitalizada de um documento oficial com foto. Para o Enem, o procedimento é semelhante, com a inclusão de informações como CPF, e-mail e telefone.
🛜 Solicitação On-Line:
Também é possível solicitar a certificação presencialmente em um dos campi do IFMS localizados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Nesse caso, o interessado deve apresentar o requerimento preenchido e o documento de identificação original e cópia.
Em Mato Grosso do Sul, além do IFMS, a Secretaria de Estado de Educação (SED) também atua como instituição certificadora do Encceja. Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas com a Diretoria de Gestão Acadêmica do IFMS, pelo e-mail [email protected].




















