Eficiência operacional e tecnologia garantem segurança no abastecimento de água no período de férias

17
Foto: Divulgação

Em um período do ano em que o consumo de água residencial tende a aumentar, consequência da maior permanência de pessoas nas suas casas durante as férias escolares e feriados prolongados, a Águas Guariroba reafirma sua capacidade operacional e tecnológica para manter o abastecimento regular e contínuo à população de Campo Grande. Com um sistema robusto, integrado e orientado por tecnologia de ponta, a concessionária não enfrenta dificuldades na distribuição mesmo diante do aumento da demanda.

Durante este período, a média de produção de água da concessionária alcança 281 mil metros cúbicos por dia, volume suficiente para atender com segurança toda a população de Campo Grande.

Eficiência operacional e tecnologia garantem segurança no abastecimento de água no período de férias

“Diariamente, trabalhamos para aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Contamos com um sistema de abastecimento totalmente monitorado, que nos permite identificar e parametrizar eventuais oscilações na distribuição e realizar manobras emergenciais sempre que necessário, assegurando a continuidade do abastecimento e água nas torneiras dos campo-grandenses”, explica Yago de Oliveira Martins, Coordenador de Operações.

A resiliência hídrica da Capital está sustentada por um amplo conjunto de investimentos em infraestrutura e inovação, que envolve as captações dos córregos Lageado e Guariroba, duas Estações de Tratamento de Água (ETAs), além de mais de 150 poços subterrâneos e 107 reservatórios interligados. Esse sistema integrado é apoiado por uma rede de distribuição com 4.166 quilômetros de extensão, o que confere flexibilidade operacional e segurança no fornecimento de água tratada em toda a cidade.

A tecnologia empregada pela Águas Guariroba vai além da operação física da rede. Em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a concessionária utiliza Inteligência Artificial para prever com até seis meses de antecedência a vazão dos córregos responsáveis pela captação de água, permitindo o planejamento antecipado e a adoção de ações preventivas para reduzir o impacto de variações climáticas e garantir a continuidade do abastecimento mesmo em condições adversas.

No Centro de Controle de Operações (CCO) da Águas Guariroba, toda a rede de distribuição, desde a captação até os reservatórios e a entrega final ao consumidor, é monitorada em tempo real. Esse monitoramento constante possibilita respostas rápidas a qualquer anomalia operacional, reforçando a confiabilidade do sistema.

“A missão da Águas Guariroba é garantir que a água de qualidade e em quantidade suficiente esteja disponível para todos os campo-grandenses em todos os dias do ano. Esse compromisso é sustentado por investimentos contínuos em tecnologia, planejamento de longo prazo e equipe capacitada”, afirma Francis Faustino, diretora-executiva da concessionária. Dessa forma, a Águas Guariroba reafirma sua capacidade de responder com eficiência às demandas do período de férias, preservando a qualidade do serviço de abastecimento sem enfrentamentos desabastecimento ou interrupções, mesmo com o aumento do consumo doméstico