Golpistas estão usando o nome do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para enganar pessoas que procuram por empregos na área pública.
Segundo a nota divulgada nesta semana pelo órgão, os autores criam páginas na internet se passando por divulgadores de processos seletivos e concursos públicos, inclusive, com publicação de editais falsificados./adulterados.
Com isso, as vítimas, acreditando se tratar de algo verdadeiro, acabam preenchendo as informações de cadastro e efetuando o pagamento do boleto de inscrição. O IBAMA reforça que isso é um golpe!
“Esses sites fraudulentos servem para subtrair informações pessoais dos cidadãos ou para o pagamento de valores que vão para os golpistas”, explica o órgão federal.
Ainda conforme a nota, as informações relacionadas a concursos públicos ou processos seletivos são divulgadas no site do Ibama, por meio de notas e/ou na página permanente sobre concursos, se for o caso.
Na maioria dos casos, a divulgação do processo é replicada nos perfis oficiais da autarquia nas redes sociais. A orientação é desconfiar de links divulgados por meios não oficiais e cheque as informações no site do Ibama.
O alerta também vale para divulgações como pedido de recadastramento, atualização ou prestação de informações ao Ibama realizadas em sites não oficiais. “Caso você tenha sido vítima de golpe virtual, denuncie à Polícia Civil do seu estado”, finaliza a nota.




















