Renovação automática da CNH já atendeu quase 3 mil bons condutores em MS

17
Renovação automática da CNH já beneficiou mais de 323 mil brasileiros em todas as regiões do país. / Foto: Michel Corvello/MT

Quase 3 mil motoristas sul-mato-grossenses (exatos 2.997) foram beneficiados com a renovação automática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nos últimos cinco dias. O balanço foi divulgado pelo Governo Federal nessa quinta-feira (15), com dados computados no período de 09 a 14 de janeiro. No país todo foram 323.459 condutores contemplados.

A economia foi de R$ 1,47 milhão aos condutores de MS que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e inscritos no RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores). No Brasil, foram R$ 226,3 milhões. A renovação é realizada de forma automática, com base no banco nacional de dados, dispensando o comparecimento presencial ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Após a atualização, o documento fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e passa a conter o selo de “Bom Condutor”. Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, a medida ajuda a “premiar” os bons condutores e a reduzir a burocracia. A expectativa é que mais de 10 milhões de motoristas sejam beneficiados pela nova política ao longo do tempo, incentivando práticas responsáveis no trânsito.

Ainda segundo as regras, os motoristas com 70 anos ou mais não têm direito ao benefício. Já condutores a partir de 50 anos poderão ter a CNH renovada automaticamente no vencimento do documento. Não são elegíveis os motoristas que possuem prazo de validade reduzido por condições médicas ou doenças progressivas.