Operário vai disputar Copa Verde com novo formato e 24 clubes na disputa

12
Operário faz cinco jogos na primeira fase e espera sorteio dos adversários (Foto: Rodrigo Moreira/@rmp.fotografia)

Operário representa MS e competição começa em 25 de março

A temporada do futebol regional ganhou um novo desenho. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta semana o regulamento e a tabela básica da 13ª edição da Copa Verde, que estreia formato inédito e será a maior da história, com 24 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo.

Campeão sul-mato-grossense em 2025, o Operário Futebol Clube será o representante de Mato Grosso do Sul na competição. O torneio começa no dia 25 de março e tem a final prevista para 7 de junho.

Novo formato

A principal novidade é a divisão dos participantes em dois blocos regionais: Copa Norte, com 12 clubes, e Copa Centro-Oeste, também com 12 equipes. Os campeões de cada bloco garantem vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027 e disputam entre si o título geral da Copa Verde.

Ao todo, serão 70 partidas distribuídas em dez datas. Cada equipe fará, no mínimo, seis jogos, enquanto os finalistas poderão disputar até dez partidas.

Como será a disputa

A competição está organizada em quatro fases. Na etapa inicial, os 24 clubes serão divididos por sorteio em quatro grupos com seis equipes cada — dois grupos da Copa Norte e dois da Copa Centro-Oeste.

Os times se enfrentam em turno único dentro das chaves, e os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais regionais, disputadas em jogo único. Os vencedores fazem a final de cada bloco em partidas de ida e volta.

Os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste decidem o título da Copa Verde também em confrontos de ida e volta, programados para os dias 3 e 7 de junho.