UFMS abre 21 vagas para Bolsa Permanência do Mais Médicos

16
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estudantes de Medicina de Campo Grande e Três Lagoas podem se inscrever até 20 de fevereiro para receber R$ 700 mensais

O calendário já está correndo para quem precisa de apoio financeiro para continuar no curso. Acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), nos câmpus de Campo Grande e Três Lagoas, podem se inscrever no processo seletivo da Bolsa Permanência do Programa Mais Médicos, com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro.

O benefício, no valor mensal de R$ 700, é pago pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio da Poupança Social Digital ou Cartão-Benefício. Ao todo, são ofertadas 21 vagas, sendo 10 para Campo Grande e 11 para Três Lagoas.

A bolsa é destinada a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para participar, é necessário ter renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio, estar regularmente matriculado e dentro do prazo de integralização do curso, além de não ter concluído outra graduação.

Também é exigido que o candidato não receba outros auxílios permanência, como o do Programa Nacional de Assistência Estudantil, e esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O estudante deve ainda preencher e assinar o termo de compromisso previsto em edital.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Gestão do Programa de Bolsa Permanência (PBP), no site sisbp.mec.gov.br. O acesso é realizado por meio do Login Único do governo federal (conta GOV.BR). No sistema, o candidato deve selecionar o perfil “discente”, escolher a opção “medicina”, preencher as informações solicitadas e anexar os documentos exigidos. Em caso de pendências, o estudante será comunicado por e-mail.

Após o encerramento do prazo, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) fará a validação e classificação dos inscritos, considerando como critérios principais a renda bruta mensal familiar — da menor para a maior — e a origem escolar no ensino médio.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected], com o assunto “Bolsa Permanência Mais Médicos do MEC”.