Banco de Leite do HRMS faz apelo por novas doadoras para atender bebês prematuros

3
(Foto: Álvaro Rezende)

Hospital de Campo Grande reforça importância da doação de leite humano e realiza coleta diretamente na casa das mães

Enquanto muitos bebês internados lutam para ganhar peso e se desenvolver nos primeiros dias de vida, um gesto simples pode fazer toda a diferença. Às vésperas do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande, reforçou o pedido por novas doadoras de leite materno.

Referência estadual em gestação de alto risco e atendimento neonatal, o hospital mantém uma demanda constante de leite humano para alimentar recém-nascidos internados, principalmente prematuros que dependem do alimento para fortalecimento da imunidade e desenvolvimento saudável.

Segundo a nutricionista Fernanda Menezes, responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do HRMS, cada doação pode impactar diretamente a recuperação dos bebês atendidos pela unidade.

“O leite humano é muito importante para o recém-nascido, especialmente para o prematuro. Ele oferece proteção imunológica, auxilia no desenvolvimento neurológico e reduz complicações. Cada mililitro doado pode fazer diferença na vida de um bebê”, destaca.

O processo de doação começa com uma entrevista realizada pela equipe do banco de leite, que avalia as condições de saúde da candidata. Após a aprovação, a doadora recebe frascos esterilizados e orientações sobre coleta e armazenamento adequado do leite em casa.

A coleta é feita semanalmente pela equipe do hospital, diretamente na residência da doadora, independentemente da região de Campo Grande onde ela mora. Depois, o leite passa por transporte em temperatura controlada até chegar ao banco de leite do HRMS.

Na unidade, o material passa por análises laboratoriais e pelo processo de pasteurização, que elimina possíveis agentes infecciosos sem comprometer os nutrientes essenciais. Em seguida, o leite é armazenado e destinado aos bebês internados conforme a necessidade clínica de cada um.

O hospital também armazena o leite de mães com filhos internados na própria unidade. Nesses casos, o alimento é reservado exclusivamente ao bebê da mãe doadora e não precisa passar pela pasteurização.

Além do trabalho realizado pelo banco de leite, o HRMS desenvolve ações permanentes de incentivo ao aleitamento materno. A unidade possui o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a instituições que adotam práticas de estímulo à amamentação.

Entre as medidas adotadas está o incentivo para que o bebê seja colocado para mamar ainda na primeira hora de vida, quando possível.

“A amamentação na primeira hora é fundamental para estabelecer o vínculo e estimular a produção de leite. É também quando o bebê recebe o colostro, rico em anticorpos”, explica a enfermeira Juliana Leite, da Linha Materno-Infantil do hospital.

Mulheres que estejam amamentando e produzam leite acima da necessidade do próprio filho podem se tornar doadoras. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Banco de Leite Humano do HRMS pelo telefone (67) 3387-2715.