Pardal registra 102 denúncias de propaganda irregular em MS; média de quase três denúncias por dia

6
Campo Grande lidera os registros, com 40 casos, seguida por Dourados, com 23, segundo o painel do TSE (Foto: TSE)

Registros envolvem 17 municípios e têm como principal ocorrência apontada o uso indevido de bens públicos

Mato Grosso do Sul chegou a 102 denúncias de possíveis irregularidades na propaganda eleitoral a 15 dias do primeiro turno das eleições de 2026. Os registros foram feitos por eleitores por meio do aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, e estão distribuídos por 17 municípios do estado.

Os dados constam no Painel de Estatísticas de Denúncias Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e consideram os registros feitos até este domingo (20). Como o Pardal está disponível para as eleições deste ano desde 16 de agosto, o estado acumulou, em média, cerca de 2,8 denúncias por dia no período de 36 dias corridos.

A ferramenta é destinada ao recebimento de relatos sobre possíveis irregularidades na propaganda eleitoral. Segundo o TSE, as denúncias são encaminhadas à Justiça Eleitoral para análise e adoção das providências cabíveis.

Entre as ocorrências registradas em Mato Grosso do Sul, o uso indevido de bens públicos aparece como o principal tipo de irregularidade apontado pelos eleitores. A legislação eleitoral estabelece restrições à propaganda em locais e equipamentos públicos, como postes de iluminação, paradas de ônibus, viadutos, prédios públicos e bens que dependam de cessão ou permissão do poder público.

Na divisão por cargos, as candidaturas a deputado estadual concentram a maior quantidade de denúncias registradas no estado.

Campo Grande concentra quase 40% dos registros

Campo Grande lidera o número de denúncias, com 40 registros, o equivalente a 39,2% do total contabilizado em Mato Grosso do Sul.

Dourados aparece na sequência, com 23 ocorrências. Três Lagoas tem nove registros, enquanto Bonito e Ponta Porã contabilizam cinco cada.

Veja a distribuição:

  • Campo Grande: 40 denúncias
  • Dourados: 23
  • Três Lagoas: 9
  • Bonito: 5
  • Ponta Porã: 5
  • Naviraí: 4
  • Coxim: 3
  • Chapadão do Sul: 2
  • Jardim: 2
  • Rio Brilhante: 2
  • Caarapó: 1
  • Corumbá: 1
  • Ivinhema: 1
  • Miranda: 1
  • Ribas do Rio Pardo: 1
  • Sonora: 1
  • Vicentina: 1

Somados, os registros dos 17 municípios chegam às 102 denúncias contabilizadas no estado.

O que acontece depois da denúncia

O eleitor que utiliza o Pardal precisa apresentar informações que permitam a identificação e a apuração do possível caso de irregularidade. O aplicativo permite o envio de fotos, vídeos e outros registros que possam servir como evidência.

O sistema foi regulamentado pelo TSE para as eleições de 2026 e começou a receber denúncias em 16 de agosto, data de início da propaganda eleitoral.

Depois do registro, a denúncia passa por análise da Justiça Eleitoral. Dependendo da situação, o caso pode ser encaminhado ao Ministério Público Eleitoral ou aos órgãos responsáveis pela apuração.

Até este domingo, conforme os dados apresentados no painel do Pardal, cerca de 81% dos registros em Mato Grosso do Sul haviam gerado petição no sistema judiciário. Outros aproximadamente 6% tiveram baixa, enquanto cerca de 12% permaneciam pendentes de análise. Os percentuais podem não totalizar exatamente 100% devido ao arredondamento.

O TSE mantém uma base de dados aberta com os registros de denúncias do Pardal de 2026, com atualização diária.

Como fazer uma denúncia

O Pardal é disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral. Para registrar uma ocorrência, o eleitor deve se identificar por meio do e-Título ou da conta Gov.br e fornecer informações que ajudem a localizar e verificar o possível ilícito.

Fotos, vídeos e áudios podem ser anexados à denúncia para auxiliar na apuração. A ferramenta é voltada principalmente a irregularidades relacionadas à propaganda eleitoral.

Situações que não se enquadram nas ocorrências recebidas pelo Pardal podem ser direcionadas para outros canais da Justiça Eleitoral, como o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE). O Ministério Público Eleitoral também possui canais próprios para o recebimento de informações sobre possíveis crimes eleitorais.

Eleições de 2026

O primeiro turno das eleições será realizado em 4 de outubro. Os eleitores escolherão presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais. O segundo turno, quando houver, está marcado para 25 de outubro.

A propaganda eleitoral segue regras específicas estabelecidas pelo TSE. Entre outras datas previstas no calendário, a propaganda gratuita no rádio e na televisão poderá ser veiculada até 1º de outubro, enquanto a distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas e passeatas poderá ocorrer até as 22h de 3 de outubro.

Com a aproximação da votação, o Pardal continua recebendo denúncias de eleitores sobre possíveis irregularidades na campanha eleitoral.