Cuidados básicos diminuem risco de contágio a Covid-19 e outras doenças
18/04/2020 11h24
Por: Redação
Itens como embalagens, sacos plásticos e outros produtos, que vão dos enlatados aos de hortifruti, podem servir como meio de contaminação para o novo coronavírus. Isso porque, de acordo com informações divulgadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a transmissão pode acontecer pelo contato com alguma superfície contaminada e não higienizada. Por isso, além dos cuidados já tomados ao sair e retornar de casa, é essencial que as pessoas priorizem medidas preventivas de higienização dos produtos após as compras.
Com o excesso de divulgação de informações, é normal que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre higienização. Por isso, a nutricionista, Bruna Janaina da Silva, ressalta sobre algumas medidas. Antes de guardar frutas, verduras e legumes na geladeira, por exemplo, o ideal é higienizar com água sanitária diluída, que elimina bactérias patogênicas e possíveis doenças, e depois lavar bem para retirar a solução e secar. “Após consumir, guarde esses alimentos em embalagens hermeticamente fechadas”, orienta.
Ela ressalta ainda que esses itens, se forem higienizados e secos antes de serem armazenados na geladeira, duram cerca de cinco dias, com exceção das frutas tropicais, como banana e abacate, que, se forem para a geladeira, escurecem.
No caso de embalagens de plástico e produtos enlatados, uma dica simples é utilizar água com sabão, utilizando uma esponja para retirar possíveis sujeiras. Para itens feitos à base de papelão, um pano umedecido com um pouco de álcool 70% é alternativa eficaz. Já no caso das sacolas plásticas e embalagens de papel, o melhor a ser feito é descartá-los.




















