24/04/2020 06h36
Por: Redaçao
O presidente da República, Jair Bolsonaro, exonerou a pedido Maurício Leite Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF). Troca de comando na PF pode ser estopim para a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O ato assinado pelo presidente da República Jair Bolsonaro e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro consta na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União.
O anúncio da saída de Valeixo do cargo teria causado atrito entre Moro e Bolsonaro. O ministro teria inclusive ameaçado deixar o cargo por não concordar com a saída de Valeixo.
Maurício Valeixo foi escolhido por Moro para o cargo no final de 2018, no governo de transição. O delegado comandou a Dicor (Diretoria de Combate do Crime Organizado) da PF e foi Superintendente da corporação no Paraná, responsável pela Lava Jato, até ser convidado pelo ministro, ex-juiz da operação, para assumir a diretoria-geral.
Embora a indicação para o comando da PF seja uma atribuição do presidente, tradicionalmente é o ministro da Justiça quem escolhe.
