25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de agosto, 2025
spot_img

Saúde planeja novo método de ‘testagem’ de covid-19, diz Teich

O ministro, que anunciou a ampliação da capacidade de diagnóstico na segunda (20), afirmou que objetivo é adequar exame a cada realidade

24/04/2020 15h57
Por: R7

O ministro Nelson Teich disse nesta sexta-feira (24) que o Ministério da Saúde está planejando uma nova forma de testagem do novo coronavírus para a população.

Em publicação no Twitter, o oncologista ressaltou que o plano de ampliação dos diagnósticos tem por objetivo entender como o vírus está se espalhando em cada região do Brasil e adequar as ações de acordo com cada realidade.

O aumento da capacidade de testagem foi anunciado por Teich na segunda-feira (20). A estimativa é que sejam compradas, ao todo, 46,2 milhões de unidades. Deste total, 22 milhões são de unidades de testes rápidos, que são realizados por meio de sorologia, e os outros 24,2 milhões são de RT-PCR, método detalhado por análise molecular.

“Hoje, a nossa previsão de compra de testes subiu para 46 milhões de testes. Isso é muito importante para o processo que está sendo desenhado, de usar os testes para melhor entender a doença, a evolução e fazer um planejamento, de um projeto que já está sendo feito, para a revisão do distanciamento social”, disse.

De acordo com Teich, o objetivo do Ministério da Saúde é compreender como o vírus tem se comportamento no Brasil desde o início da pandemia. “Nós temos um contrato que foi feito com a DASA, hoje, que vai processar 30 mil exames por dia. O contrato chega a três milhões de testes. Trazer o teste e viabilizar a realização é fundamental nesse trabalho do entendimento da doença”.

Com o crescimento do sistema de processamento, o governo federal pretende reunir um conjunto de informações técnicas para sustentar medidas de flexibilização do isolamento social no país.

Teich reforçou plano de ampliação de diagnósticos
Marcello Casal JrAgência Brasil

Fale com a Redação