26/04/2020 14h33
Por: Redação
Nesta segunda-feira (27), os exames práticos de direção veicular retornam de forma parcial na sede do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). No interior, apenas o município de Dourados retornará com os exames práticos pois conta com uma banca examinadora local. As provas estavam interrompidas desde o dia 20 de março devido a pandemia do novo Coronavírus.
A diretora de habilitação do Departamento, Rosilda Melo, comenta que em Campo Grande apenas os exames de categorias C, D e E serão realizados. “Os exames de categoria A e B retornarão após a finalização de recapeamento da pista de exames”, conclui.
Rosilda explica que é necessário que os CFC’s (Centro de Formação de Condutores) reagendem os alunos que não realizaram os exames devido à interrupção dos atendimentos. “Para retornar as provas é obrigatório o uso da máscara por parte do aluno, do instrutor e do examinador, além do uso do álcool em gel, disponibilizado dentro do veículo.”
“O instrutor irá higienizar carro a cada aluno que usá-lo. Além disso a recomendação é para não agendar/realizar exame para o candidato que apresentar sintomas como tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, pois este poderá ser impedido de realizar o exame”, conclui.
Com os cuidados necessários, as aulas práticas estão sendo liberadas gradativamente na Capital. “Conforme os planos de contenção de riscos apresentados por cada CFC é aprovado pela prefeitura, podem retomar. Hoje por exemplo, cinco empresas já presentaram aprovação e estão aptas a voltar a realizar as aulas práticas”, explica a diretora de Educação, Elijane Coelho.
Elijane ressalta que no interior, as aulas retornaram na semana passada, obedecendo orientações municipais”, conclui.
Processos de habilitação tem validade de 18 meses
Os condutores que iniciaram o processo para aquisição da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) a partir do mês de março do ano passado e ainda não concluíram o processo, terão mais 6 meses para finalizá-lo, conforme a resolução 168 e a deliberação 185 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).As medidas foram tomadas como forma de garantir a prevenção contra o contágio do Novo Coronavírus (Covid-19).
A prorrogação tem como objetivo possibilitar que o futuro motorista tire sua habilitação sem ter que realizar novamente o procedimento.
