28.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de agosto, 2025
spot_img

Cineclube UFGD exibe nesta sexta o documentário “território do brincar”

18/09/2015 08h30

Cineclube UFGD exibe nesta sexta o documentário “território do brincar”

ASSESSORIA

A ideia do filme “Território do Brincar” é falar de cada um de nós por meio dos gestos das crianças brincando: quase como se pudéssemos fazer um retrato humano através dessas brincadeiras, que dizem respeito a arquétipos e a um inconsciente coletivo do homem. “Em última instância, quanto mais acreditarmos que as crianças não brincam, mais teremos que ocupar seu tempo ocioso com serviços, cursos ou instituições, e consumir brinquedos e aparelhos eletrônicos”, pondera a pedagoga. “Por isso, precisamos saber que cavoucar a terra, procurar insetos nas plantas, brincar de casinha, construir brinquedos e tantos outros aspectos, são necessidades essenciais das crianças e Correspondem ao seu brincar atual e atemporal”.

O filme de Renata Meirelles e David Reeks. Ela pedagoga e ele documentarista– partiu, em 2012, para uma jornada que durou dois anos. Dessa viagem, nasceu o projeto Território do Brincar. Percorreu o Brasil de Norte a Sul com a ideia de revelar os seres humanos por meio dos Gestos das crianças. Foi com esse objetivo que o casal Renata Meirelles e David Reeks.

Depois da exibição, a professora Jacqueline Nunes Pereira, que fará um debate com os covidados presentes sobre, educação infantil e como trabalha com o modo de olhar para a criança e seu jeito de brincar, focando no que há de mais belo e potente na infância.

A sessão é gratuita e aberta para toda comunidade, às 19 horas no cineauditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Criança ainda brinca, sim: documentário “Território do Brincar” faz um retrato humano por meio das brincadeiras da infância

Fale com a Redação