29/03/2020 11h14
Por: Redação
A Associação Brasileira de Entidades de Classe das Revendas de Gás LP (Abragas) divulgou nota neste domingo (29), informando que a produção e distribuição de gás continua em sua normalidade, mesmo com a situção de pandemia por coronavírus (Covid-19).
A nota exlica que houve uma procura repenina pelo produto, resultando em um atraso mometâneo. “Com o anuncio da Pandemia do COVID-19, houve uma repentina corrida às revendas para comprar o botijão de gás, o que resultou em um atraso momentâneo na reposição do produto nas revendas”.
Segundo presidente da Abragas, José Luiz Rocha, não houve redução no fluxo de entrega do produto, considerando uma demanda normal, “o que ocorreu, foi uma leve antecipação de compras por consumidores preocupado com a pandemia divulgada mundialmente”.
Revendedores estão em plena atividade, sem paralisações ou redução da jornada de trabalho, para garantir o atendimento aos consumidores. As distribuidoras estão operando normalmente para manter os estoques nas revendas, esclareceu nota.
“Alertamos aos consumidores que sejam solidários ao seu próximo e não comprem gás para armazenar, um botijão de gás de 13kg dura em média 42 dias para uma família de 4 pessoas. A corrida por botijão de gás sem a devida necessidade, gera especulação de preços, não paguem ágio pelo produto, não existe motivação para subida acentuada do preço, logo os estoques estarão equilibrados, teremos gás a disposição de todos”, frisou José Luiz.
A nota finaliza, informando que os preços são livres, os empresários têm a liberdade de praticar seu preço de acordo com seus custos operacionais, mas não podem cometer abusos, em casos que o consumidor perceba preços desproporcionais, denunciem ao Procon ou a outros órgãos de defesa dos consumidores de sua cidade.
