No Instagram @RecreacaoEmCasaUnigranCapital os acadêmicos postam atividades para crianças e toda a família durante quarentena

17/04/2020 13h20
Da redação com informações da assessoria

A nova realidade imposta pela quarentena tem estimulado o surgimento de soluções criativas para driblar o distanciamento social. Um exemplo disso é a iniciativa dos acadêmicos de Educação Física do Centro Universitário Unigran Capital que criaram o perfil @RecreacaoEmCasaUnigranCapital, na rede social Instagram com vídeos e dicas de atividades recreativas adaptadas para serem realizadas em casa pelas crianças e toda a família.

“Estamos nos adaptando a essa nova realidade de quarentena e encontramos uma maneira de manter o nosso foco acadêmico que é o ensino e a extensão. Com esta iniciativa os alunos desenvolvem a aprendizagem teórica e prática e também compartilham o conhecimento com a comunidade em forma de atividades dirigidas”, explica a professora da disciplina Recreação e Estudos do Lazer, Rafaela Rosa, que coordena as atividades.

Desde que a instituição adotou as medidas de saúde e segurança, as aulas teóricas estão sendo ministradas por meio de plataformas digitais, como o curso de Educação Física envolve muitas atividades práticas e externas, a solução encontrada foi orientar a cada aluno desenvolver as atividades e filmar para a professora acompanhar a aprendizagem. Então, o que era para ser um “dever de casa” foi transformado em um projeto de extensão ao ser compartilhado para toda a sociedade.

“Muitos pais nos procuram, pois já esgotaram o repertório de atividades para fazer em casa com as crianças e também há uma importante preocupação em oferecer atividades físicas para que as crianças não fiquem todo tempo no sofá, na cama, enfim, parada”, explica a professora.

O perfil será atualizado constantemente com atividades indicadas para crianças de 2 a 4 anos, de 5 a 7, de 8 a 10, 11 a 13 e 14 a 16, considerando o desenvolvimento sensório-motor de cada faixa etária. É possível também enviar mensagens diretas para tirar dúvidas e receber orientações adequadas. O perfil é administrado pela turma do terceiro semestre de Educação Física – licenciatura, do período noturno, do Centro Universitário Unigran Capital.

Divulgação

Comentários