31.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 1 de maio, 2024
spot_img

Acidente: helicóptero do governo do Estado sofre queda na Capital

Acidente com helicóptero pertencente ao governo do Estado de Mato Grosso do Sul, usado no departamento da ‘Casa Militar”, aconteceu no fim da manhã desta quinta-feira (18), na zona rural de Campo Grande. No momento da queda, na aeronave estavam quatro ocupantes, que não eram autoridades e felizmente nenhum dos servidores públicos corre risco de morte. A queda foi perto do chão e teria sido mais um “capotamento’ ao tocar o solo.

Veja abaixo, que o governo do Estado, já divulgou nota oficial sobre o incidente-acidente, e ratificou que apenas um componente da tripulação sofreu dores lombares, e os demais tripulantes todos estão bem. O helicóptero, pertence à Casa Militar do Governo de MS, caiu no fim da manhã de hoje, nas proximidades do Aeroporto Santa Maria, na saída de Campo Grande para Três Lagoas 

O Governo do Estado confirmou que quatro servidores estavam a bordo do helicóptero. Todos foram socorridos com vida. Entre os ocupantes do helicóptero, estavam dois coronéis, sendo que um deles foi socorrido com lesão na coluna.

Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) da Polícia Civil estão no local, além de socorristas do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O que aconteceu

A queda aconteceu próximo do hangar do Corpo de Bombeiros. A suspeita é que a aeronave estava em treinamento e, por isso, voava baixo no momento do acidente.

O helicóptero é do modelo Bell 206 com prefixo PT-HBM e, conforme consulta na ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), está em situação regular para voo.

NOTA OPFICIAL

Referente ao acidente envolvendo um helicóptero da Casa Militar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no final da manhã desta quinta-feira (18), informamos que o mesmo ocorreu na cabeceira da pista de pouso do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. Quatro servidores vinculados a Casa Militar, sendo dois pilotos e dois tripulantes, estavam na aeronave.

Um dos ocupantes sofreu ferimentos leves, apresentando dor lombar e sendo imediatamente socorrido e encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para atendimento hospitalar complementar. Todos permaneceram conscientes durante todo o ocorrido e durante os primeiros socorros.

A aeronave envolvida no acidente é um helicóptero matrícula PT-HBM, modelo Bell 206. O mesmo estava há 20 minutos no ar, em um voo semanal de giro realizado para preservação do equipamento. Durante o voo, feito nas redondezas do Santa Maria, o motor sofreu uma pane.

Uma manobra de emergência chamada autorotação foi realizada pelos pilotos para que o pouso ocorresse na lateral da pista do aeródromo. Contudo, ao tocar o solo, o helicóptero pironou – nome para uma espécie de capotagem – e acabou ocasionando o acidente.

Como já estava em solo, a gravidade do ocorrido foi reduzida consideravelmente.

Comunicação Governo de MS

Fale com a Redação