O serviço da área pública da rodoviária deve custar R$ 16 milhões
A Prefeita de Campo Grande Adriane Lopes participa nesta sexta-feira (1º), às 9 horas, da assinatura da ordem de serviço para início das obras de revitalização da parte pública do Terminal Rodoviário Heitor Eduardo Laburu – antiga rodoviária de Campo Grande. O evento acontece na Rua Dom Aquino, esquina com a Joaquim Nabuco.
A revitalização da parte pública do prédio está avaliada em R$ 16,5 milhões e serão aplicados recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, que investiu R$ 15,3 milhões, obtidos por meio de emenda da bancada federal. A prefeitura dará uma contrapartida de R$ 1,2 milhão.
A empresa NXS Engenharia, que tem sede na Capital, foi homologada como vencedora da licitação aberta no mês de março deste ano. Com assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora do certame deve começar os serviços em no máximo 30 dias, conforme prevê lei.
O projeto
A revitalização será feita em cerca de 10 mil m², nas plataformas de embarque e desembarque, em duas salas no piso superior e no entorno, com calçamento e recapeamento.
Nesta área pública localizada na Rua Joaquim Nabuco está prevista a construção de uma edificação em dois pavimentos de 1.070 metros que abrigará a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Fundação Social do Trabalho (Funsat).
O espaço das antigas plataformas externas será adaptado para se tornar um corredor de acesso a galeria e ao edifício público, transformado num grande calçadão com jardins contemplativos.
A proposta arquitetônica prevê a reabertura das duas clarabóias do projeto original e que foram fechadas ao longo dos anos , prejudicando a iluminação e a ventilação do prédio. Na reabertura dos vãos serão feitos acessos ao pavimento superior.
A outra área pública , com 2.326,53 m², que margeia a Rua Vasconcelos Fernandes , antigo ponto de ônibus do transporte coletivo, será transformada em área de estacionamento no horário comercial . O piso será nivelado para se tornar um grande platô, espaço multiuso para eventos .
Outra solução urbanística prevista para adequar o prédio às normas de acessibilidade, as calçadas no entorno serão alargadas , o estacionando em 45 graus será retirado para inserção de jardins e áreas de estar com rampas. Estão previstas faixas elevadas de pedestres para controlar a velocidade dos veículos , o que vai aumentar a segurança de pedestres e ciclistas .
A antiga rodoviária receberá uma fachada moderna com jardins verticais, que além do componente estético, vai melhorar o isolamento térmico , reduzindo o calor no verso e ajudando a manter a temperatura amena no inverno. A solução também vai reduzir gastos com energia elétrica, já que será necessário menos refrigeração.