Estagiaria Maria Eduarda

Com a chegada do final de ano, são abertas novas vagas de estágio que estavam ocupadas por estudantes que concluíram a formação e agora são profissionais. Um levantamento da Agência Super Estágios indica que o número de vagas ofertadas aumenta em 20% nos meses de dezembro e janeiro, em Campo Grande. Veja abaixo, que há vagas e como conquistar uma dessas vagas, considerando a importância das “soft skills” ou suas competências comportamentais.

O estágio é uma importante ferramenta de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Seja cursando ensino médio ou superior, o estudante tem a oportunidade de aprimorar habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos.

A diretora Aline Santos, da Super Estágios em Campo Grande, agência que faz a seleção e recrutamento dos estagiários, aponta que este período é ou pode ser mais ‘fácil’ de já garantir uma vaga no setor. “A abertura de vagas vem de estudantes que concluíram sua formação e encerram o contrato de estágio. Assim, as empresas geralmente têm dificuldade para repor essas vagas por causa do período de festas e as férias. Então, este é um bom momento para aqueles jovens que precisam de uma oportunidade”, explica.

Hoje, a Agência Super Estágios está com vagas abertas em diversas áreas na Capital e em cidades do interior. Todas com possibilidade de efetivação. Estudantes do ensino médio, técnico ou superior que estão em busca de uma oportunidade podem fazer o cadastro no aplicativo ou no site da Super Estágios.

Agência aponta que vagas de estágio aumenta em 20% neste final de ano em CG
Aline Santos – diretora Agência

Competências comportamentais

A diretora da Super Estágios em Campo Grande, Aline Santos, ressalta a importância das “soft skills” ou competências comportamentais como boa comunicação, postura e disposição. “Desde ligar para pedir informação sobre uma vaga até pesquisar o endereço da empresa e não faltar à entrevista são detalhes que demonstram a proatividade do estudante e que já estão inseridos no processo de desenvolvimento pessoal e profissional do jovem”, destaca Aline.

Na hora da entrevista, alguns pontos são fundamentais para ter uma avaliação positiva, como pontualidade (verificar o endereço, a data e o horário com antecedência), buscar informações sobre a empresa, manter a calma, demonstrar interesse pela vaga e ter uma boa apresentação (vestimenta adequada e higiene pessoal).

De acordo com a diretora da agência, o estudante também precisa ter consciência de que, durante o estágio, poderá enfrentar desafios que vão desde a remuneração até a estrutura e o relacionamento com outras pessoas. 

“O estudante precisa ver no estágio uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, precisa estar aberto para receber essa chance e ir não só pensando na remuneração, por exemplo, mas pensando em tudo que ele pode aprender e nas oportunidades que ele pode ter com aquela vivência”, ressalta Aline Santos.

Exemplo do estágio à gerência

Alessandra Larroque teve a oportunidade de fazer estágio aos 17 anos na empresa Solle Beauty. Hoje, com 36 anos, ela é gerente geral e administra as duas unidades da rede de salões de beleza. “Comecei no estoque, fui para o caixa, depois me tornei vendedora, surgiu a oportunidade de ser subgerente e depois gerente. Agora estou na gerência das duas unidades. Sempre procurei me dedicar ao máximo. Na época do estágio, estudava e trabalhava, ajudava a equipe em tudo”, lembra Alessandra.

Atualmente, a Solle Beauty tem duas estagiárias. Uma delas é a Maria Eduarda Oliveira, de 16 anos, que está cursando o ensino médio. Ela conta que foi em busca da oportunidade para conquistar sua independência. “É melhor ter uma renda e, se possível, não depender de outras pessoas. E, além disso, já aprendi bastante no relacionamento com a equipe e com os clientes, tem que ter controle emocional, respeito e cooperação”, comenta.

A estudante também avalia o comportamento de outros jovens sobre a busca pelo estágio. “Tem colegas que falam que não conseguem, mesmo antes de procurar uma vaga. Precisamos ter atitude, falta iniciativa, às vezes por medo ou insegurança. Mas vale a pena enfrentar os desafios e aprender”, afirma Maria Eduarda.

Entre as profissionais que compõem o quadro funcional da Solle Beauty, seis passaram pelo estágio antes de serem efetivadas. “Buscamos jovens com iniciativa, proatividade, disposição e interesse em aprender e ajudar. Com o estágio, nós conseguimos treinar uma pessoa dentro dos valores da empresa e o estudante adquire maturidade profissional, postura, ética”, destaca a gerente geral.

Serviço

Acesse o endereço eletrônico www.superestagios.com.br ou mais informações também podem ser repassadas pelo telefone (67) 3211-2022 e (67) 99219 3672 (Whatsapp).

Comentários