31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Aquidauanense estreia na série D do brasileirão

Com fase de grupos mais extensa, Série D já inicia com mata-mata

O Campeonato Brasileiro da Série D vai começar e uma das novidades este ano será a fase preliminar da competição, em formato de mata-mata. Serão quatro duelos que vão classificar quatro clubes para fase de grupos. E um desses confrontos será entre o representante de Mato Grosso do Sul, Aquidauanense, e o Real Noroeste, do Espírito Santo. A partida acontece as 14 horas (de MS), no no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, no estado do Espírito Santo.

O Aquidauanense só teve 15 dias de treinamento antes do confronto, pois estava parado a meses, devido a pandemia de coronavírus (Covid-19).

O comandante do Aquidauanense, Mauro Marino, que foi duas vezes vice-campeão estadual com a equipe, contará com parte do elenco emprestado pelo sub-20 do União ABC, da Capital. “A mudança está na idade dos jogadores, o elenco tem jogadores mais jovens, mas com experiência”, relatou.

Já a situação do adversário é diferente. Real Noroeste não parou durante a pandemia e seguiu treinando e reforçando a equipe. A base é a equipe que conquistou a Copa Espírito Santo, como Gabriel Jordan (meio de campo), Igor Santos (meio de campo), Leandro Assis (volante) e Matheus Castelo (zagueiro).

O técnico Duzinho dos Reis está confiante, mas não fala em favoritismo: “O grupo está consciente da importância que é esse jogo para o Real Noroeste. Vamos enfrentar uma equipe difícil, uma equipe jovem que também está buscando seu espaço. E todo cuidado é pouco para não sermos surpreendidos em casa. Respeitar o adversário para fazer um grande jogo. Apesar do Real não ter parado durante a pandemia, isso não é o que vai ser determinante. O determinante vai ser o foco dos jogadores em buscar o objetivo, que é a vitória.“

A partida de volta será no próximo dia 13 de setembro. O regulamento da competição aponta que em caso de igualdade na soma dos resultados das duas partidas, a disputa da vaga será nas cobranças de pênaltis.

Quem avançar, irá compor o Grupo 5, ao lado de Águia Negra, Aparecidense, Goianésia, Goiânia, Operário-MT, União-MT e Vitória-ES, com início da nova fase em 19 de setembro.

O Campeonato

Das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, a Série D é a mais nacional. Os 26 estados e o Distrito Federal estão representados pelos 68 clubes que iniciam a competição.

 bola começa a rolar neste domingo (6), com os jogos de ida da etapa preliminar, que reúne oito equipes.Aquidauanense estreia na série D do brasileirãoAquidauanense estreia na série D do brasileirão

A edição 2020 da Série D terá 10 datas a mais que no ano passado. O formato também mudou, com os 64 times da fase de grupos divididos em chaves de oito, garantindo, pelo menos, 14 partidas às equipes participantes, contra apenas seis em 2019. A extensão do calendário atende a uma demanda de clubes e, principalmente, atletas. Antes, a primeira fase da competição terminava ainda no primeiro semestre e muitos jogadores chegavam ao meio da temporada desempregados.

A criação da fase preliminar é consequência da mudança de formato. Ela reúne os vice-campeões de 2019 nos oito estados pior colocados no ranking de federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ou, no caso do Espírito Santo, o campeão da copa estadual.

As partidas de volta serão no próximo dia 13 de setembro, definindo as equipes que se unirão aos que se encontram na fase de grupos, com início em 19 de setembro. As chaves são regionalizadas. Os quatro melhores de cada grupo avançam para o mata-mata. Os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C. A previsão é que a competição termine em 7 de fevereiro do ano que vem.

Fale com a Redação