Duas ONGs de Campo Grande são as finalistas do Projeto Caminho das Águas, concurso que conta com a parceria da Águas Guariroba e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O programa consiste na produção e disponibilização de materiais pedagógicos sobre o Ciclo da Água, na realização de oficinas on-line e em um concurso cultural que premia as escolas, professores e alunos participantes.

Para o concurso cultural, concorreram filmes de curtíssima duração (de 1 a 3 minutos) em stop motion, sobre o tema Água. O objetivo é estimular os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a desenvolverem soluções criativas em sala de aula e em territórios de vulnerabilidade social para a preservação da água na natureza.

Com o vídeo “Goteira Musical” a ONG Som e Vida é uma das finalistas do Projeto Caminho das Águas. A produção que conta com a participação de alunos da turma de violino da instituição, apresenta em um curta musical temas como o cuidado com a água e meio ambiente. Para Cibelle Alves, diretora da produção e voluntária da ONG, o projeto tem um importante papel em trazer os jovens para perto de temas importantes como o meio ambiente através da arte.

“Trouxe a ideia inicial para os alunos e em seguida fomos desenvolvendo cada ponto até chegar ao roteiro principal e gravarmos em uma tarde. Foi muito gratificante sabermos que é um projeto finalista, em especial por abordar um tema de grande importância através da arte. Precisamos falar mais sobre água, principalmente sobre a conscientização de consumo, sobre o desperdício e preservação deste bem essencial.”, destaca Cibelle.

Para a educadora Juliene de Lima, que também está como finalista com o vídeo “Boa Ação no Lago” pela ONG Centro de Promoção Social Palotinas, o “Caminho das Águas” amplia a conscientização sobre a preservação da água, estimulando a participação de crianças e adolescentes na iniciativa. “Ficamos muito felizes com a indicação do projeto como finalista. O Programa Caminho das Águas é uma grande oportunidade para as crianças e adolescentes a despertar um olhar crítico e investigativo em relação aos cuidados com a água e todo o meio ambiente e social”, destaca a educadora.

Os vídeos disputarão junto com outras produções de 13 estados e a votação poderá ser feita até o dia 16 de junho pelo site https://www.ocaminhodasaguas.com/ . No site, você verá o popup VOTAÇAO e deve seguir as instruções.

Os vídeos podem ser assistidos na playlist do Caminho das Águas no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCuoI971k8CAAVeZBHBibdAw

Comentários