22.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Aulas presenciais do Ensino Médio da rede privada retornam nesta segunda-feira

Os estudantes do Ensino Médio da rede particular de Campo Grande retornam às aulas nesta segunda-feira. O decreto que libera o ensino presencial foi publicado pela prefeitura na última quarta-feira (14). O documento acrescenta um artigo no texto anterior, publicado no dia 14 de setembro, que autorizava o retorno do Ensino Infantil.

A liberação foi discutida em uma reunião no dia 1º de outubro, entre representantes da Prefeitura, Ministério Publico Estadual (MPE) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinepe-MS). Na ocasião ficou definido a data de retorno e o estabelecimento de um decreto da prefeitura de Campo Grande com as regras, haja vista a necessidade de preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Porém, para poder receber os alunos, cada instituição deve assinar um termo de compromisso com a Vigilância Sanitária, comprometendo-se a cumprir todas as medidas de biossegurança exigidas. 

Confira as principais exigências do decreto municipal que restabelece as aulas:

  • Será permitida a capacidade máxima de 30% do estabelecimento;
  • Mesas e carteiras devem estar distantes 1,5 metro entre uma e outra;
  • Distanciamento mínimo de 5 metros para realização de aulas de educação física;
  • Uso de máscara facultativo para crianças de até 6 anos;
  • Deixar janelas abertas e evitar o uso de ar condicionado;
  • Crianças com secreções nas roupas terão que trocar de vestes;
  • Salas devem ser desinfetadas durante os intervalos e atividades externas;
  • Aferição de temperatura corporal;
  • O responsável por aferir a temperatura deve usar avental de manga longa, máscara e óculos ou protetor facial;
  • Funcionários devem manter o cabelo preso, unhas curtas e não utilizar adereços como brincos e anéis.

Na semana que antecede a volta às aulas, uma pesquisa do Sinepe-MS, levantou que cerca de 1.185 dos 3.133 alunos do ensino médio demonstraram intenção de retornar às salas de aulas. 

Além do Ensino Médio, as crianças da educação infantil da rede privada, também, já estão em aula, desde último dia 21 de setembro.

Em relação a rede pública, as aulas somente retornarão no próximo ano.

Dourados

A prefeitura de Dourados também autorizou o retorno da educação infantil particular na cidade, a partir desta segunda-feira (19). A lista completa com os nomes das entidades de ensino, berçários, hoteizinhos e creches está disponível no decreto N° 2.955, publicado na edição do Diário Oficial do município da última sexta-feira (16). 

No total, 19 unidades da rede privada de ensino foram aprovadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

A volta às aulas será feira de maneira gradual, seguindo as orientações dispostas no decreto n°2.940 publicado na edição do Diário Oficial do dia 5 de outubro. A ocupação máxima de alunos permitida é de 30% da capacidade dos estabelecimentos.

Além disso, professores, funcionários e colaboradores terão que receber capacitação em relação a todos os protocolos de biossegurança estabelecidos no Plano de Contenção de Riscos.

Entre as exigências estão a organização dos espaços físicos com distanciamento, a disponibilização de álcool em gel 70% nas áreas de circulação, a restrição da entrada de visitantes, entre outras determinações. 

Fale com a Redação