Especialista compartilha experiências sobre Tráfego Controlado de Máquinas durante Showtec 2020.

08/01/2020 10h13
Por: Redação

Uma das ferramentas que vem ganhando destaque na agricultura brasileira é o tráfego controlado de máquinas em fazendas. A técnica já é utilizada há uma década na Austrália e pode ser adaptada em boa parte do território nacional. É o que o vice-presidente da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Luís Pradella, defende. No próximo dia 24, o tema será trazido em palestra durante o Showtec 2020, em Maracaju.

A técnica, embora relativamente nova no Brasil, tem sido testada de forma bastante efetiva por Pradella no oeste da Bahia, já chegando à décima primeira safra. “Ele não é apenas um mero sistema de controle de tráfego, seu objetivo é agredir o menos possível o solo, o que traz melhoria da produtividade”, pontua.

Ainda segundo o palestrante, são diversas as vantagens que o uso desta tecnologia proporciona, como a redução do consumo de energia e combustível durante as atividades de preparação do solo, diminuição dos efeitos da compactação do solo e melhoria de suas condições e fertilidade. Além disso, reduz-se o uso de herbicidas e fertilizantes químicos e há mais controle do trânsito sobre a terra, o que otimiza as operações das máquinas agrícolas. “A adoção desta ferramenta garante boas soluções para o solo agrícola brasileiro, que tem semelhanças com o australiano em grande parte do território”, avalia.

A palestra “Controle do tráfego de máquinas agrícolas e sua importância”, fará parte do Painel “Preparando Fazendas para o Agro Digital na Showtec 2020”. O objetivo é mostrar tecnologias de mecanização, como aplicação, plantabilidade e controle do tráfego de máquinas. A ideia é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação, de modo a contribuir com a sustentabilidade da agricultura e pecuária.

Para conferir mais informações sobre a palestra, além da programação completa, acesse o site.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS, Sistema Fiems/Senai e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Fundems, Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro. Fundação Agrisus e Sanesul.

Assessoria.

Divulgação

Comentários