Carteiras, documentos, garrafas de água, cartões e até peças de roupa: estes são alguns itens que compõem a lista de objetos que estão à espera dos donos, no setor de Achados e Perdidos, que agora está também localizado na Biblioteca Central (BC), que fica na Cidade Universitária da da UFMS (Universidade Federal de MS), em Campo Grande.

A direção da BC explica que caso alguém tenha perdido algum objeto, basta procurar a unidade de segunda a sexta-feira, onde um profissional no local vai conferir a compatibilidade da descrição com os itens do Achados e Perdidos, e, caso se confirme, será feita a devolução.

A recepcionista Laura da Costa Ceratti relata que os objetos, geralmente, são encontrados por funcionários da própria Universidade e entregues ao setor. “A maioria são de pessoas que perdem ao redor, nos blocos e aí alguém encontra e acaba vindo deixar aqui. Tem também quem perde aqui dentro, ou os funcionários, ou pessoal da limpeza, acha, recolhe e traz até aqui na secretaria”.

Depois de guardá-los, à equipe só resta a espera. Contudo, nem sempre os donos dos objetos extraviados aparecem para recuperá-los. “Quando é carteira, documento, ou algo de mais valor, costumam vir no mesmo dia. Agora quando é garrafinha, ou outras coisas de menor valor, às vezes vêm com uma semana, dois dias, ou nunca vêm”, disse Laura.

Perdido a tempos, deve ainda estar na BC

“Mesmo se a pessoa perdeu alguma coisa há muitos anos pode vir, porque provavelmente ainda vai estar aqui. Pode vir, ou ligar, pode me falar as características, eu confiro, e informo para a pessoa vir aqui olhar se realmente é o objeto perdido”, lembra Laura.

O mesmo vale para quem achar objetos nos corredores da UFMS, devolver um item perdido pode fazer a diferença para outros alunos. São ações que tornam a UFMS melhor para todos!

Comentários