A Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi deu início em março às aulas do Projeto de Iniciação à Robótica, que é oferecido gratuitamente pelo Sesi e conta com turmas em várias cidades do interior de Mato Grosso do Sul. O projeto tem como objetivo desenvolver competências de construção de robôs e preparar os alunos para uma nova realidade tecnológica. Veja como está sendo desenvolvido esse processo nas unidades da biblioteca em Nioaque, Ponta Porã e Rio Negro.
Nioaque – As monitoras Loirce Correa e Denise Bertolo apresentaram para os alunos as peças de Lego, dividiram as funções de cada equipe e definiram as tarefas para os estudantes do curso. A finalidade é a montagem de um robô chutador. “Dando início ao projeto neste ano de 2022, ficamos muito empolgadas em receber as crianças nesse retorno às atividades presenciais, aplicando todos os protocolos de biossegurança. A aula foi divertida e de muito conhecimento para as crianças que se envolveram com o projeto”, comentou a monitora Denise Bertolo.
Ponta Porã – Com a biblioteca em reforma, os alunos do curso de robótica e leitura estão realizando aulas de forma remota e enviando as tarefas feitas por meio de aplicativo de mensagens. Eles fizeram a leitura do livro “O bem que a gente faz’’ e interpretaram a obra por meio de uma montagem de cenários utilizando a plataforma Scratch. “É muito interessante trabalhar com a ferramenta Scratch, criando e programando através da interpretação do texto sugerido”, declarou o estudante Vinicius Gabriel Matos da Silva, de 14 anos.
Rio Negro – Durante o mês de março, as monitoras da biblioteca fizeram a divulgação do Projeto Robótica para professores e alunos das escolas da rede municipal e estadual. Elas apresentaram o robô chutador e distribuíram informativos para despertar a curiosidade das crianças. A monitora Raquel Barros Gonçalves Fischer contou como estão sendo as divulgações. “Por meio da divulgação, percebemos que os alunos ficam muito entusiasmados para fazer o curso, ao apresentarmos o robô chutador, muitos dizem que já brincam com lego e que agora poderão criar muitos outros personagens”.
Fonte: Ascom Fiems – Sesi