16.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 31 de julho, 2025
spot_img

Bioparque celebra Dia Mundial da Cobra com programação educativa sobre serpentes

Nesta quarta-feira (16), o Dia Mundial da Cobra reforça a importância das serpentes para o equilíbrio dos ecossistemas e o trabalho fundamental de instituições como o Bioparque Pantanal na proteção e educação ambiental sobre esses animais, ainda muitas vezes incompreendidos pela população.

No maior aquário de água doce do mundo, três serpentes que foram resgatadas de situações de risco se tornaram símbolos de conscientização: a sucuri Gaby Amarantos, a jiboia Rachel Carson e a píton Capitu. Elas vivem em recintos especialmente preparados, que garantem cuidados e estímulos para uma vida saudável e segura.

A sucuri Gaby Amarantos, de cerca de 3 metros, foi resgatada no Pará e não poderia retornar à natureza, pois enfrentaria dificuldades para sobreviver sozinha. “Aqui estimulamos seus comportamentos naturais para que se sinta bem”, explica a bióloga Carla Kovalski.

A píton albina Capitu, de origem exótica, foi resgatada em 2023 de um circo em Amambai, onde era mantida ilegalmente. Atualmente, ela contribui para ações educativas do Bioparque, voltadas a estudantes e ao público geral.

Já a jiboia Rachel Carson, nomeada em homenagem à cientista pioneira da educação ambiental, veio também de um circo e atua como embaixadora da conscientização ambiental. Com 2 metros de comprimento, Rachel ajuda a alertar para os riscos do tráfico ilegal e para o papel vital das serpentes no controle de pragas e na manutenção do equilíbrio ecológico.

Segundo Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal, “recebemos esses animais com a responsabilidade de garantir uma vida digna, oferecendo cuidados diários e bem-estar, especialmente àqueles que não têm mais condições de voltar à natureza”.

Os recintos das serpentes foram construídos conforme normas técnicas para garantir o bem-estar animal, e o Bioparque se destaca não apenas como espaço de visitação, mas como centro educativo que ensina como conviver com esses animais na natureza, respeitando sua função ambiental.

Para marcar a data, o Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque promove nos dias 15 e 16 de julho uma programação especial, com apresentações musicais, teatro de marionetes e oficinas de brinquedos feitos com papel reutilizado, voltadas a todas as idades. As atividades ocorrem às 9h30 e às 15h30.

Fale com a Redação