O Boletim Epidemiológico semanal Covid foi divulgado nesta terça-feira (7), pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), apontando o continuo crescimento dos casos neste último mês. Mato Grosso do Sul registra 3.516 novos casos de Covid e seis óbitos, em uma semana, da última terça-feira até hoje (7). Apesar de baixo ante o que já vivemos pela Pandemia, 37 casos são de pessoas internadas em hospitais por MS, a maioria em Campo Grande.

A noticia ainda boa é que, apesar do aumento do número de casos confirmados, as internações e óbitos por Covid mantêm números baixos em MS. A vacinação e o então bom alcance no Estado, com cerca de 80% da população vacinada (duas doses), barrou a doença em sua gravidade. Mas, o relaxamento social e até a não procura pela vacina, apesar do resultado, em terceira dose ou absurdamente o complemento da segunda dose em muitos que não retornaram, pode explicar também a alta novamente de novos casos.

Assim, o boletim apresenta hoje, os 3.516 casos novos de Covid na última semana. Destes, o município com maior incidência é Campo Grande, com 1.582, seguido por Dourados (222), Naviraí (106), Chapadão do Sul (105), Coxim (91) e Três Lagoas (91). Os números das outras cidades podem ser conferidos aqui.  

Conforme a SES, de 4.307 casos ativos no Estado, ou seja, que ainda estão em andamento médico-hospitalar, 37 são pessoas hospitalizadas, sendo 27 que estão em leitos clínicos e dez em leitos de UTI.

Ocupação UTIs

A taxa de ocupação de leitos UTI/SUS adulto por macrorregião de internação é de 65% em Campo Grande, 48% em Dourados, 53% em Corumbá e 24% em Três Lagoas.

Comentários