Publicado em 19/03/2018 12h45
‘Bolo casamenteiro’ atrai fiéis para procissão e festa de São José em Campo Grande
Festa do santo é comemorada anualmente no dia 19 de março e alianças estão “muito bem escondidas”, de acordo com voluntárias
G1/MS
Ao lado do Santo Antônio, ele também tem fama de casamenteiro. Os fiéis então antecipam as orações e comemoram o dia de São José, nesta segunda-feira (19), com bolo e a expectativa de encontrar um par de alianças.
Para isso, confeiteiras trabalham para encerrar a confecção de 200 kg de bolo, tendo ainda 12 alianças individuais de aço cirúrgico, 4 pares de semijoias, 1 par de ouro, 40 medalhas do santo e 1 vale de cem reais para ser utilizado na livraria da paróquia.
“As alianças estão muito bem escondidas e a fé das pessoas que conta muito neste momento. A gente faz este bolo com muita alegria e eu também sou uma devota de São José. Neste projeto, trabalho como voluntária há 10 anos e inclusive no de Santo Antônio também. Neste último, ajudo na festa há 9 anos”, afirmou ao G1 a confeiteira Maria Célia Caiçara Silva.
Ao todo, bolo possui quase 2 metros de altura, no qual foram utilizados 30 kg de farinha, 30 kg de açúcar, 30 dúzias de ovos, 15 kg de ameixa, 25 kg de doce de leite e 15 litros de chantilly. A missa com procissão começa às 19h na igreja São José, localizada na rua Pedro Celestino esquina com a Dom Aquino. Ao final, terá a venda do pedaço do bolo a R$ 3.
A data anual religiosa de São José é o dia 19 de março, quando é celebrado a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de Nazaré ou José, o Carpinteiro. Este é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.
