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sábado, 6 de setembro, 2025
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Brasil ultrapassa 41 milhões de beneficiários do INSS em 2025

O número de aposentadorias, pensões e auxílios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ultrapassou a marca de 41 milhões de benefícios mensais. De acordo com a folha de pagamentos de junho, a mais recente divulgada, o instituto registrou 41.223.901 benefícios ativos, sendo 34.593.495 previdenciários e 6.630.406 assistenciais.

O valor bruto desembolsado no mês foi de R$ 83 bilhões. No mesmo período de 2024, o número de beneficiários era de 40,2 milhões, com custo de R$ 77,2 bilhões. Já em 2022, o total era de 31,5 milhões de benefícios, subindo para 39 milhões em 2023 e ultrapassando 40 milhões em 2024.

A maioria dos segurados (21,6 milhões) recebe até um salário mínimo (R$ 1.518). O valor máximo pago pelo INSS, de R$ 8.157,41, é destinado a apenas 797 segurados.

Fila de espera cresce

Apesar da expansão dos pagamentos, a fila de pedidos ao INSS disparou no primeiro semestre deste ano, alcançando 2,4 milhões de requerimentos em junho. O tempo médio de concessão foi de 59 dias. No mesmo mês, foram concedidos 713,9 mil benefícios, número 7,27% menor em relação a maio.

Segundo o INSS, a alta no volume de concessões e pagamentos está relacionada ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, criado para reduzir a espera na análise de processos e de exames médico-periciais.

Déficit recorde

Nos primeiros seis meses de 2025, o déficit do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) superou R$ 200 bilhões — o maior valor já registrado no período, acima até do patamar atingido em 2020, durante a pandemia de Covid-19.

O PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2026, enviado recentemente ao Congresso Nacional, prevê R$ 1,110 trilhão para o pagamento de benefícios previdenciários no próximo ano.

Como pedir aposentadoria ou benefício

  • O requerimento pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
  • O segurado deve preencher os dados pessoais e anexar a documentação necessária.
  • Caso o sistema identifique pendências, o segurado será notificado por carta, e-mail ou SMS para apresentar documentos complementares.
  • O andamento do processo pode ser acompanhado pelo aplicativo ou telefone.
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