A Igreja Adventista do Sétimo Dia, presente em mais de 200 países e com mais de 23 milhões de membros ao redor do mundo, acaba de eleger um brasileiro como seu novo presidente mundial. O pastor Erton Carlos Köhler foi escolhido durante a 62ª Assembleia da Associação Geral, realizada neste mês de julho nos Estados Unidos, e liderará a denominação no período de 2025 a 2030.
A nomeação marca um momento histórico: é a primeira vez, desde a fundação da igreja em 1863, que um sul-americano assume o mais alto cargo administrativo da organização. A decisão foi aprovada por ampla maioria entre os 2.809 delegados presentes na sessão plenária da Assembleia.
Atualmente residindo nos Estados Unidos, onde atuava como secretário-executivo da sede mundial da igreja, Erton Köhler tem 35 anos de ministério. Ao longo de sua trajetória, representou a denominação em oito países da América do Sul, incluindo o Brasil, e ficou conhecido por fortalecer a missão evangelística por meio de projetos de comunicação e envolvimento com a sociedade. Um dos projetos idealizados por ele é o Impacto Esperança, que mobiliza milhões de adventistas na distribuição gratuita de livros todos os anos.

Em Mato Grosso do Sul, a Igreja Adventista conta com mais de 25 mil membros, sendo mais de 11 mil deles apenas na capital, Campo Grande. A presença da instituição também se reflete em iniciativas de saúde, educação e mídia, como o Hospital Adventista do Pênfigo, escolas em várias cidades do estado, além da Rádio Novo Tempo. No Brasil, a igreja também é responsável por projetos sociais, emissoras de rádio e TV, editoras, uma indústria de alimentos e hospitais.
A nova presidência é vista com entusiasmo pelos adventistas sul-americanos. “A escolha do pastor Erton representa uma oportunidade de dar continuidade a uma liderança visionária, comprometida com a missão e com o fortalecimento da presença adventista em todo o mundo”, destacou a liderança regional da igreja.
A Assembleia da Associação Geral continua até o dia 12 de julho e ainda definirá os nomes que liderarão áreas como juventude, comunicação, ministérios infantis, entre outros departamentos globais da denominação.