19.8 C
Campo Grande
terça-feira, 14 de maio, 2024
spot_img

‘Caixa Pra Elas’ promove formalização de empreendedoras com capacitação e soluções de crédito

Para incentivar a formalização das mulheres como microempreendedoras individuais (MEI), o programa “Caixa Pra Elas – Empreendedora”, promovido pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Sebrae, vem realizando orientações e capacitações em Mato Grosso do Sul, além da oferta de uma linha de crédito específica para este público. No total, a expectativa é que sejam concedidos, em âmbito nacional, até R$ 1 bilhão nessa linha de crédito, e o recurso poderá ser solicitado até 19 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, essa parceria com a instituição financeira traz mais uma iniciativa importante para fortalecer o público feminino. “A nossa parceria com a Caixa sempre foi forte no sentido de atender nossas clientes com soluções bancárias e crédito e, hoje, essa é mais uma ação no contexto nacional que vem ao encontro do que essas mulheres precisam. O Sebrae vai estar ao lado tanto de quem tem um sonho e quer empreender, quanto daquelas 73 mil mulheres em MS que já são microempreendedoras, levando capacitações e acesso à informação”, enfatizou.

De acordo com o superintendente executivo de Varejo da Caixa Econômica Federal no Estado e conselheiro do Sebrae/MS, Márcio Nunes Fonseca, a iniciativa vem como suporte para possibilitar que as mulheres se estabeleçam no mundo dos negócios e garantam renda para o sustento da sua família. “A Caixa passa a ser a mãe da causa feminina, atuante na prevenção, na promoção do empreendedorismo de mulheres na sociedade, no intuito de disseminar e fomentar uma cultura vencedora, ultrapassar barreiras, criar valores, dar assistência, gerar negócios e resultados, não apenas para a Caixa, mas para o empoderamento das mulheres do Brasil”, destacou o superintendente.

Um dos critérios para receber o benefício para aquelas que desejam se formalizar é participar da trilha de formalização assistida do Sebrae, disponibilizada de forma virtual no aplicativo Caixa Tem. Ao acessar o aplicativo, na opção Caixa pra Elas, é possível acessar o conteúdo “Apoio para abrir ou melhorar minha empresa”, que direciona o usuário para explicação sobre MEI e também oferece o curso Super MEI: primeiros passos.

De forma virtual e gratuita, a plataforma também oferece diversos cursos do Sebrae que podem ser realizados via aplicativos Whatsapp e Telegram, como: Quais os passos para a definição de preço de produtos e serviços?SuperarePor que devo entender o que é formalização? E como me preparar?Empreendedor de sucesso, entre outras, no site CAIXA Pra Elas.

Benefícios

A iniciativa visa apoiar as empreendedoras em todas as fases do negócio, com uma “rampa” com ações diferenciadas que visam atender desde quem ainda não empreende até aquelas mulheres que querem se consolidar no mercado. Para quem está começando e ainda não tem um negócio formalizado, ou deseja ingressar no mundo do empreendedorismo, a Caixa vai liberar uma linha de crédito específica, a partir da formalização como MEI, além da participação em capacitação concedida pelo Sebrae.

Entre as vantagens para as mulheres em produtos e serviços, a Caixa oferece redução de taxas de juros em linhas de crédito, pausa no pagamento das prestações de empréstimos em caso de maternidade ou adoção, isenção de tarifas, investimentos com rentabilidade diferenciada e demais benefícios. Na modalidade Pessoa Física, as clientes que contratarem o CDC terão 5% de desconto na taxa de juros. No consórcio para veículos leves, o desconto é de 10% sobre a taxa de administração.

Para quem quer tirar a ideia de empreender do papel, a oportunidade do crédito será uma boa alternativa. Este é o caso da coordenadora pedagógica aposentada e corretora de imóveis, Telma Regina Santos Nascimento, 61 anos. “Com certeza, vou me tornar uma empreendedora. Já decidi pelo nome do negócio, inclusive. Vai se chamar Docim das Menina, eu e uma amiga vamos comercializar doces coloniais vindos de Minas Gerais para vender em Corumbá”, disse a empreendedora que participou de uma palestra sobre o Caixa Pra Elas.

Luciene de Oliveira Silva, 52 anos, professora de língua portuguesa e inglês, também pensava em abrir um negócio na região de Corumbá e agora acredita que a ideia pode ser materializada. O negócio vai ser encaminhado nos próximos dias e vai ser aberto com uma amiga. “Decidi que vou me formalizar e realizar as capacitações. O crédito que explicaram que existe vai nos ajudar nesse começo do negócio. Eu sou correntista da Caixa já e isso vai auxiliar também”, falou.

Mais informações sobre capacitações e orientações oferecidas pelo Sebrae por meio da iniciativa podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Fale com a Redação