23.8 C
Campo Grande
domingo, 28 de abril, 2024
spot_img

Como conexão entre mulheres leva ao empoderamento e cria rede de apoio aos negócios

O poder de conectar histórias, conhecimento e pessoas. É como Yasmin Galeano, comunicadora e membra da organização da Rede Evolução Mulher Empreendedora (REME) de Dourados enxerga o Sebrae/MS. Em 2019, ela procurou a instituição para se capacitar, encontrou o programa Sebrae Delas “no caminho”, e neste processo, junto a outras mulheres, recebeu estímulo para fazer parte de uma rede – a REME – que hoje conta com 344 empreendedoras, todas unidas pelo mesmo propósito: fazer o empreendedorismo feminino ganhar cada vez mais notoriedade e força.

No programa Sebrae Delas, o associativismo faz parte da comunidade feminina que abrange o eixo “NÓS”. A iniciativa possui outros dois pilares, o eixo “EU”, que envolve as questões particulares enquanto indivíduo, na conciliação da vida profissional e pessoal. E, o eixo “MEU”, voltado à gestão do negócio. Desde 2019, então, Yasmin faz parte do associativismo em Dourados. O slogan utilizado pela rede é “mulheres que inspiram outras mulheres”. “Penso que seja sobre isso, sobre estar com outras mulheres, se fortalecendo, fazendo essa troca, porque empreender não é fácil, nunca foi. E isso faz com que outras mulheres tenham voz e se fortaleçam! A rede é isso, o associativismo é isso, é sobre desenvolver lideranças, quebrar crenças e crescer como pessoa, como mulher, como empreendedora, entende?”, ressalta a comunicadora.

Como conexão entre mulheres leva ao empoderamento e cria rede de apoio aos negócios
Foto: Divulgação

A intenção do associativismo entre mulheres, além de criar um ambiente acolhedor, é impulsionar novos negócios e auxiliar na divulgação das que já atuam na área, seja por meio de troca de experiências ou de indicações de ferramentas para essa atuação no mercado. Pesquisa realizada pelo Sebrae no segundo semestre de 2022 aponta que 34% dos negócios no Mato Grosso do Sul são liderados por mulheres, e dessas, 84% delas atuam sozinhas, sem uma rede de apoio para ajudar com a família e os filhos, às vezes até sem suporte para lidar com o negócio.

“Essas mulheres se sentiam pequenas diante de um mundo tão grande, e hoje estão se tornando donas de si e liderando outras mulheres, conhecendo outras pessoas”, explica Yasmin. Sobre os resultados dessa cooperação, a empresária cita como exemplo a autoestima e o empoderamento, relacionando o conhecimento que essas mulheres passam a ter ao tornar ‘experts’ em vídeos para as redes sociais, relacionamento com clientes, trocas de cartões de visita, e até mesmo, entendimento melhor do próprio produto.

“Quando essas mulheres estão juntas elas se tornam mais fortes, quando criam e fazem parte dessas redes de empreendedorismo, elas criam um apoio maior, têm ideias diferentes de como lidar com uma situação em que não sabem o que fazer, conseguindo buscar esse apoio, essas ideias e até o apoio emocional, que muitas vezes as mulheres acabam precisando por trabalharem sozinhas e terem tantas outras tarefas em casa”, explica a analista-técnica do Sebrae/MS Vânia Bispo, que está a frente do Sebrae Delas no estado.

Foi assim que Jucelene Gonçalves Costa criou, em setembro de 2023, uma rede de empreendedoras em Miranda, que, apesar de ser recente, já é composta por 271 mulheres da região. “Criei a rede pensando em tirar essas mulheres do anonimato, trazendo-as para todos conhecerem. A rede contribui com outras mulheres através do networking que fazemos todos os dias. Minha expectativa é que esse movimento associativo cresça cada dia mais”, afirma Jucelene, que é esteticista e é atendida pelo Sebrae desde 2010.

Como conexão entre mulheres leva ao empoderamento e cria rede de apoio aos negócios
Foto: Divulgação

Ela conta que o grupo foi idealizado há alguns anos, pois sentiu a necessidade de ajudar as mulheres que estavam próximas a ela em seus próprios negócios a crescer e, principalmente, a não desistir. Segundo a empreendedora, hoje, com o grupo, as empresárias passaram a se ajudar, se conhecendo e vendendo seus produtos umas para as outras. “O grupo virou uma grande vitrine e eu pretendo ajudar muitas mulheres ainda”, destaca.

Lançamento exclusivo: Sebrae Delas

Escolher uma jornada empreendedora é um percurso desafiador para muitas mulheres, entretanto, com o apoio certo, o caminho pode se tornar mais leve. Para incentivar essa prática e celebrar os resultados alcançados pelas empreendedoras, o Sebrae/MS realizará o Delas Day em Campo Grande, no dia 5 de março, em alusão ao mês no qual é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. O evento é gratuito e acontece a partir das 17h, no Gran Murano (Av. Mato Grosso, 5046, Carandá Bosque).

Quem for ao evento irá conferir em primeira mão o lançamento das jornadas de 2024 do programa Sebrae Delas, que visa aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. O programa já beneficiou mais de 17 mil mulheres em Mato Grosso do Sul, e busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino por meio do suporte à gestão, capacitação, oficinas, encontros, consultorias e mentorias. As inscrições para o Delas Day são limitadas e podem ser feitas pelo link: mkt.sebrae.ms/delasday.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Fale com a Redação