Câmara forma quarta turma em curso de Libras e fortalece inclusão

11
Foto: CMCG

Dando mais um passo para inclusão, a Câmara Municipal de Campo Grande formou mais 17 alunos na quarta edição do Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ofertado gratuitamente. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 17. Os alunos agradeceram a oportunidade de iniciar esse contato com a comunidade surda e muitos já estão colocando em prática o aprendizado.

O curso, realizado por meio da Escola do Legislativo, contou com a participação de servidores da Casa de Leis e da população em geral.  Ao todo, 79 pessoas já concluíram o aprendizado básico de Libras nas capacitações oferecidas pela Casa de Leis, iniciadas em 2022.  

As aulas foram ministradas pela professora e intérprete de Libras, Helga Pereira. “É um momento muito especial, um espaço em que diversos alunos se colocaram à disposição desse aprendizado, comprometendo-se com a Libras, com a pessoa surda. E aí temos profissionais de áreas tão diferentes que, em cada lugar onde estiverem, estarão fazendo a diferença para o surdo no caminho da acessibilidade”, ressaltou Helga. Ela completou que o “surdo tem voz e presença em nossa cidade” e por isso precisa ter essa participação assegurada na sociedade.

O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, enfatizou o trabalho da Casa de Leis para ampliar os espaços de acessibilidade e inclusão. “Esse objetivo passa diretamente pela capacitação dos nossos servidores, para que a gente possa servir com mais qualidade também para a pessoa surda que, muitas vezes, não encontra nos espaços públicos minimamente a garantia de seus direitos”. Ele enfatizou ainda a importância de abrir as portas da Câmara para a comunidade aprender Libras, ressaltando a tarefa de compreender o outro, de ter empatia, e levar esse conhecimento a mais espaços.

O vereador Dr. Lívio, 2º vice-presidente da Câmara, também participou da entrega dos certificados e enfatizou a oportunidade de aprendizado oferecida a todos. Ele destacou o trabalho da intérprete e professora Helga para impulsionar o conhecimento em Libras na Câmara, em outros lugares e multiplicar valores.  

Aprendizado – Em nome dos formandos, a assessora parlamentar Lívia Cristina de Sousa Pereira considera que o curso foi a realização de um sonho. “Desde criança eu sempre gostei de me comunicar e o fato de eu não conseguir comunicar com a comunidade surda era uma barreira. E hoje, com a oportunidade aqui na Câmara, eu consegui transformar essa barreira em ponte. Hoje eu realizei um sonho, consigo me comunicar basicamente, mas já consigo conversar com a comunidade surda”, afirmou. Ela afirma que agora seu sonho cresceu e pretende batalhar para que a Libras esteja presente nas escolas como uma matéria regular, assegurada em lei.

O garçom João Evangelista de Oliveira Neto, que trabalha na Câmara, teve seu primeiro contato com o aprendizado de Libras no curso ofertado pela Casa de Leis. “Foi uma oportunidade muito boa, sou muito grato pelo aprendizado e por já conseguir ter esse contato com os surdos”.

A técnica em enfermagem Vanilda Maria de Lima já se tornou referência para a comunicação com surdos nos locais de trabalho, uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e um Caps (Centro de Atenção Psicossocial). “Estou muito satisfeita com o curso e já estou colocando essa inclusão em prática no meu trabalho. Se chega um surdo para atendimento, meu chefe já me chama e é gratificante conseguir me comunicar. É a inclusão no meu trabalho, no meu cotidiano. Agora, não quero mais parar, quero aprender ainda mais”.

De aluna na primeira edição, Karolyne Garcia passou ao papel de professora no curso de Libras. Ela já cursava Letras, com habilitação em Libras. Concluiu duas graduações na área, uma especialização, foi estagiária e atualmente é uma das intérpretes da Casa de Leis. “O curso agrega muito aprendizado, muito conhecimento. O professor tem esse papel também de inspirar os alunos”.

Curso – A continuidade do aprendizado é uma vontade de muitos formandos. Por isso, no próximo ano deve ser ofertado o curso de Libras intermediário. A abertura das inscrições é informada no site e nas redes sociais da Câmara Municipal.  

Neste ano, as aulas iniciaram em março e aconteceram na Câmara Municipal, todas as segundas-feiras, com carga horária total de 40 horas. Os alunos tiveram acesso a aprendizado da parte teórica e prática. Na parte da teoria, foram repassadas concepções sobre a Libras, o Surdo e a Deficiência Auditiva; história da educação dos surdos; Legislação da Libras e Introdução aos aspectos linguísticos da Libras. 

Já na parte prática os alunos aprenderam o alfabeto manual, além de vários sinais, como Cumprimentos e Saudações, Pronomes, Família, Numeração e Horas, Calendário e Advérbio de Tempo, Cores, Verbos, Trânsito e Meios de Transporte, Lugares públicos e privados de Campo Grande, Adjetivos, Emoções e Sentimentos, Política, Comunicação e Mídias sociais e alimentação. 

A Câmara Municipal também conta com a interpretação de Libras em tempo real durante sessões ordinárias e Audiências Públicas, as quais também são transmitidas pela TV Câmara, no canal 7.3, e no Youtube da Casa de Leis.