23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Campanha de multivacinação começa nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (5)  tem início em todo o país a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes entre 6 meses e 15 anos. Todas as vacinas presentes nos calendários de imunização dessas faixas etárias farão parte da ação.

A campanha também terá um Dia D de mobilização, no dia 17 de outubro. Nesta data, considerada o Dia Nacional da Vacinação, o chamado à população será intensificado para garantir um alcance maior da campanha.

As campanhas de imunização contra a poliomielite e de atualização da caderneta, chamada de multivacinação, tem como alvo as crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. 

Poderão se vacinar contra a pólio, aquela da gotinha, as crianças com idades entre 12 meses e menores de 5 anos de idade. As últimas campanhas de prevenção à paralisia infantil, doença provocada pela poliomielite, aconteceram em 2015 e 2018. 

Crianças e adolescentes de até 15 anos devem comparecer às unidades de saúde para confirmar se as carteiras de vacinação estão em dia e, caso não esteja, tomar as doses que estão em aberto. Como as duas campanhas são de imunobiológicos que estão presentes no calendário vacinal da criança, não há meta estipulada para o público a ser vacinado. 

Em Campo Grande, todas as 71 unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de saúde da família (USFs) estarão com suas salas de vacinação abertas a população, inclusive no dia 17 de outubro, sábado, dia “D” da campanha.

Já em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá as ações de vacinação através dos serviços de Atenção Primária a Saúde (Unidades de Saúde) em conjunto com a Vigilância em Saúde (Núcleo de Imunização) no período da campanha.

As unidades de saúde estarão aptas para os atendimentos das crianças e adolescentes em sua rotina de atendimento, de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h, à exceção das unidades Cachoeirinha, Vila Índio e Santo André, que têm seus atendimentos como referência nas síndromes gripais.

Em relação aos atendimentos para o dia D (17), o município contará com a estratégia de ofertar vacinação em pontos referenciados com horários diferenciados. O atendimento será das 8h às 17h nas unidades de saúde do Izidro Pedroso, Vila Rosa, Seleta, Novo Horizonte, Altos do Indaiá, Idelfonso Pedroso, Parque II, Cuiabazinho e Maracanã.

Nas unidades de saúde dos distritos de Vila Vargas, Ithaum e Vila Formosa/Macaúba o atendimento será das 08h às 13h.

Fale com a Redação