Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

306

Na primeira fase deste ano, houve 99% de cobertura do rebanho

29/10/2018 14h01
Por: Redação

Na próxima quinta-feira (1º), começa a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato grosso do Sul. Desta vez, serão imunizados os animais com até 24 meses.

Na fase anterior, ocorrida em maio, o Estado imunizou cerca de 99,11% do plantel de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa, o que representa 20,4 milhões de cabeças. A segunda fase, marcada para começar no dia 1º de novembro tem objetivo de reforçar a sanidade do 4º maior rebanho bovino brasileiro.

Em agosto, o governo estadual formalizou a participação na Criação de um Comitê Gestor, que objetiva tornar Mato Grosso do Sul livre de vacinação sem aftosa até 2021. No entanto, para alcançar o patamar é necessário uma série de exigências cobradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O criador deve estar atento aos aspectos práticos da imunização. O pecuarista precisa, por exemplo, pegar a nota fiscal da vacina com o fornecedor do produto e apresentá-la ao serviço veterinário oficial do município junto com a relação dos animais imunizados para declarar a vacinação. Além disso, ele deve ter cuidado com o transporte e armazenamento da vacina, procurando mantê-la sempre na temperatura de 2º a 8ºC para não perder a eficácia.

Outros cuidados são com a aplicação da dose correta do produto (5 ml) na lateral do pescoço do animal, usando seringas e agulhas limpas e não danificadas ou tortas. O produtor deve ficar atento aos prazos da vacinação e sua declaração no serviço veterinário oficial, porque o descumprimento impedirá a emissão de Guia de Trânsito Animal e pode gerar multas.

Cuidados com a vacinação

  • Compre as vacinas somente em lojas registradas.

  • Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C.

  • Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre.

  • Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação.

  • Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos.

  • Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para um bom resultado.

  • Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml. O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma, para evitar a formação de caroço no local da vacina.

  • Siga as recomendações de limpeza, utilize a agulha certa, desinfetada e trocada com frequência.

  • Não se esqueça de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro