campanha é realizada no Dia Mundial de Luta Contra à Aids. (Foto/Divulgação)

Ação será realizada dia 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra à Aids

A campanha “Fique Sabendo”, realizada pelo SAE (Serviço de Ambulatório Especializado) e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), acontecerá na sede do SAE, com palestras informativas de educação continuada a toda a população. A campanha é realizada no Dia Mundial de Luta Contra à Aids e faz cronograma realizado pela Vigilância em Saúde, Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais, da Sems (Secretaria Municipal de Saúde).

Ainda será realizada a distribuição de materiais educativos e preservativos, masculino e feminino (kits), com apoio dos acadêmicos do 4º semestre do curso de medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

De acordo com o secretário de Saúde, Waldno Lucena Júnior, o constante avanço da contaminação por HIV vem sendo registrado entre a população, o que sinaliza a necessidade de intensificar ações de prevenção e conscientização à transmissão do vírus HIV.

Em 2020, foram notificados 145 novos casos de HIV/AIDS, sendo 35 feminino e 99 masculino, 1 caso em criança menor de 5 anos e 10 casos em gestantes. Já em 2021, até o mês de novembro, foram notificados 98 novos casos de HIV/AIDS, sendo 20 feminino e 77 masculino e 1 caso em gestante.

“Embora relacionados, HIV e Aids não são sinônimos: não há cura para o vírus, mas o tratamento pode evitar que o paciente chegue ao estágio mais avançado de presença do vírus no organismo e desenvolva, com isso, a síndrome da imunodeficiência adquirida —ou Aids”, reforçou.

Dezembro Vermelho

A ação incentiva o diagnóstico precoce, que é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para o tratamento. O “Dezembro Vermelho” tem como objetivo reduzir a mortalidade, morbidade e prevenir a transmissão do HIV, levando em conta que a finalidade do tratamento é deixar a carga viral suprimida.

A coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais, Aurenita Barbosa, ressalta que essa é uma ação para chamar atenção ao tema, mas durante todo o ano os serviços do SAE/CTA prestam esse auxílio às pessoas que vivem com a doença.

“Nós prestamos apoio para todas as pessoas que vivem com HIV/Aids durante todo ano. É importante que a população saiba onde procurar e que tenha consciência da importância do diagnóstico para evitar que a doença evolua para sua forma mais grave, que é a Aids”, pontuou.

Serviço: A ação será realizado no dia 1º de dezembro, das 08h às 17h, campanha “Fique Sabendo” no SAE/CTA, que está localizado na rua dos Missionários, 420 – Jardim Caramuru.

Comentários